Da Redação 08/08/2005 – A cerca de dois meses e meio do início da safra de verão, produtores de soja e agrônomos de diferentes regiões produtoras estão finalizando o planejamento para aquisição de insumos. Com a quebra na última safra provocada pela estiagem e pelos baixos preços do grão no mercado internacional, muitos agricultores devem optar por fazer uma safra com custos reduzidos, maximizando resultados.
É o momento de repensar muitas atitudes e buscar alternativas para aumentar a margem de lucro, isso implica em planejamento para reduzir custos e aumentar a produtividade. Essa combinação de fatores pode significar um pouco a mais de dinheiro no bolso no fim da safra aconselha Lineu Domit, pesquisador da Embrapa Soja.
Fazer o monitoramento mais intenso da lavoura, tomadas de preço para aquisição de produtos, anotação de todos os custos e consultas a engenheiros agrônomos devem passar a ser atividades rotineiras de quem pretende aumentar os lucros no próximo verão. Entre os custos variáveis de produção, os gastos com adubação, herbicidas e aquisição de sementes são os que mais pesam para o agricultor.
Escolhas corretas ajudam a evitar desperdícios e racionalizar mais os recursos.
Hoje, existem alternativas para se otimizar a aplicação dos recursos nas lavouras, mas isso exige uma mudança de hábito. É uma situação semelhante a que vivemos com o racionamento de energia elétrica. Muitos de nós descobrimos que era possível economizar, bastava estar atento para isso explica Fernando Adegas, técnico da Emater/PR.
As dicas de economia na escolha de cultivares, no manejo de herbicidas e na aplicação de fertilizantes são os destaques do Sistema de Alerta, produzido pela Embrapa Soja, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em sua página na internet, no endereço www.cnpso.embrapa.br/alerta.
As informações são da Embrapa.