Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Após gripe aviária, Japão começa a sacrificar frangos

<p>Governo informou que uma forma mais fraca da doença foi encontrada em uma granja em Ibaraki, onde centenas de aves morreram entre março e maio..</p>

Redação AI 28/06/2005 – Autoridades do Japão começaram a sacrificar frangos em uma propriedade no leste do país nesta segunda, dia 27, depois que um novo caso de gripe aviária foi detectado. Um representante da área de Agricultura afirmou que o governo estava trabalhando para conter o surto.

O Ministério da Agricultura do Japão informou no domingo que uma forma mais fraca da gripe havia sido encontrada em uma granja em Ibaraki, onde centenas de aves morreram entre março e maio.

Queremos conter o vírus o mais rápido possível para que ele não se espalhe e deixe de ser um motivo de preocupação para o público declarou o vice-ministro da Agricultura, Mamoru Ishihara, em coletiva de imprensa.

A variedade do vírus detectado foi o H5N2, que é mais fraco que o H5N1, identificado no surto anterior da doença no começo do ano passado. Esta foi a primeira vez que o vírus do tipo H5N2 foi detectado no Japão, afirmou uma autoridade do Ministério da Agricultura.

Ishihara disse que houve algum atraso na descoberta do caso por se tratar de um tipo mais fraco da doença em comparação aos surtos anteriores e por ter causado menos mortes. Autoridades do país limitaram o movimento de ovos e de frangos em um raio de 5 quilômetros ao redor da granja para evitar a disseminação do vírus.

A granja abriga 25 mil aves. A doença voltou a atingir o Japão no ano passado após 79 anos. Entre janeiro e março de 2004, o Japão enfrentou quatro surtos da doença. Um deles ocorreu em fevereiro de 2004 em Kyoto, no leste do país, e causou o descarte de cerca de 240 mil frangos e de 20 milhões de ovos. O tipo H5N1 da doença apareceu em aves pela primeira vez em Hong Kong e na China há oito anos e matou, no total, mais de 50 pessoas em países como Vietnã, Tailândia e Camboja.