Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Indonésia proíbe carnes, farelo e milho do Brasil

Medida foi tomada em função do foco de febre aftosa detectado no Pará.

Da Redação 28/06/2004 – 06h00 –  A Indonésia suspendeu as importações do Brasil de produtos de origem animal e de matéria prima para ração animal (farelo de soja e milho) em função do foco de febre aftosa detectado no Pará na semana passada. A informação é de uma autoridade do Ministério da Agricultura da Indonésia.

As companhias indonésias foram comunicadas que as importações dos produtos animais e matéria prima para ração que possam estar contaminados pela aftosa do Brasil estão proibidas.

O funcionário ressaltou que a medida já está em vigor.

Na semana passada o governo brasileiro anunciou que um foco de febre aftosa havia sido detectado em um rebanho no Pará, o primeiro caso desde 2001.

“Os produtos animais e alimentos que tenham sido exportados antes do incidente também estão proibidos”, declarou o ministério.

As importações indonésias de farelo de soja somaram 1,5 milhão de toneladas em 2003. Além do Brasil, a Indonésia compra farelo também da Índia, Estados Unidos e Argentina.

O funcionário disse que a proibição será revisada assim que a Organização Internacional de Epizootias declare que o Brasil está livre da aftosa. A Argentina e a Rússia são os outros países que também adotaram restrições a importações de produtos do Brasil, mas eles proibiram apenas os de origem animal.