Da Redação 06/09/2004 – O comissário da agricultura da União Européia, Franz Fischler, alertou neste domingo, dia 05, que o acordo com o Mercosul não deve acontecer antes de novembro.
As negociações entre a União Européia, que engloba 25 países do continente europeu, e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) devem ser retomadas dia 13, depois de terem chegado a um impasse em meados de agosto.
As duas partes gostariam de concluir o acordo, no máximo, até o final de outubro, antes que sejam subsitituídos os atuais membros da Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia. Mas o representante europeu sugeriu que Mercosul terá que fazer mais concessões.
“Nossa mensagem é que precisamos olhar primeiro o conteúdo…e isso determina a velocidade (de um acordo). Não devemos dar a impressão de que estamos preparados para concluir as negociações a qualquer custo em outubro”, afirmou Fischler a jornalistas, durante encontro informal dos 25 ministros da Agricultura da União Européia. “Se não houver substância, não vai haver acordo. Isso é claro.”
O Mercosul quer que os seus produtos agrícolas tenham acesso mais fácil aos mercados europeus, enquanto a União Européia demanda concessões em áreas de produtos industrializados, serviços e compras governamentais.