O governador Eduardo Riedel (PSDB) teve reunião nesta quarta-feira (17) com grupo de cooperativas do setor de suinocultura de Mato Grosso do Sul.
O encontro rendeu o anúncio de investimento de R$ 1 bilhão no setor de abate de porcos nos próximos anos. Até 2025, o Estado pretende abater 6 mil suínos por dia.
O município mais beneficiado pelo investimento é São Gabriel do Oeste, distante 135 km de Campo Grande. O local é central na criação e abates de suínos em Mato Grosso do Sul. Também nesta quarta-feira, o governador cumpre agenda em Sidrolândia para lançamento de programa e inauguração de cooperativa de criação de suínos.
O novo estabelecimento da CooperAlfa levará investimentos de R$ 340 milhões nos próximos três anos entre a cooperativa, fábrica de ração e galpões de armazenagem. O governador ressaltou que esses anúncios são “bem-vindos” para Mato Grosso do Sul.
“Isso é muito bem-vindo, porque as cooperativas trazem capital social e conhecimento. As cooperativas têm tido um papel importante porque, no momento dos investimentos, elas criam um cadeamento produtivo junto aos produtores rurais”, ressalta Riedel.
O secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, disse que este conjunto de investimentos faz parte do projeto de governo. “O setor beneficia vários municípios e produtores do Estado, aumentando o reposicionamento estratégico de Mato Grosso do Sul na cadeia de produção de suínos.”
O presidente da AuroraCoop, Neivor Canton, representa as cooperativas e disse que até o final de 2025, o Estado quer ter a capacidade de abater 6 mil suínos por dia.