Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tarifas suínas são elevadas

Países do oriente europeu começam a elevar as tarifas de exportação de suínos da União Européia e de outros vizinhos.

Redação SI 25/04/2003 – O governo húngaro protestou contra as mudanças feitas pela Eslovênia, que decidiu elevar as tarifas sobre as exportações de suínos vivos e de carcaças. Os dois países são membros do Tratado de Livre Comércio da Europa Central (Central European Free Trade Agreement – CEFTA) e são também candidatos à junção ao bloco da União Européia.

O ministro das Relações Exteriores da Hungria disse que a ação do governo esloveno não condiz com os acordos do CEFTA. A Hungria é o segundo maior fornecedor de de carne suína para a Eslovênia, cujos embarques em 2002 totalizaram mais de 6,1 mil toneladas.

A Romênia também já se manifestou dizendo que irá aumentar as tarifas para os países da União Européia e da CEFTA em maio. Estima-se que as tarifas hoje praticadas pela Romênia subam entre 20% e 45% para os exportadores da União Européia e 25% para as exportações dos países membros do CEFTA. A Romênia, no entanto, já impôs um aumento de 45% na tarifa das exportações de carne suína da Polônia, desde o final do ano passado.