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Segunda pele

Couros exóticos como os de peru entram no circuito da moda.

Redação AI 25/06/2003 – Foi-se o tempo em que os acessórios em couro de jacaré ou de cobra eram considerados exóticos. A moda agora é outra. Pele de peixes como salmão, tilápia e enguia estão fazendo a cabeça dos excêntricos endinheirados. Acrescente-se a isso a canela de avestruz e o papo de peru. Parece o prato principal de algum restaurante, entretanto, têm se tornado o diferencial de algumas grifes para conquistar a seleta clientela. “As pessoas procuram produtos fora do comum”, diz Franziska Hubner, dona da loja que leva o seu nome. O preço dos produtos confeccionados com os couros é digno de seu exotismo. Uma bota produzida em couro de enguia, por exemplo, custa R$ 1,6 mil. Um sapato de papo de peru? R$ 800.

Aos politicamente corretos vai um aviso: os animais são criados em confinamento e a extração do couro é aprovada pelo Ibama. Em torno do salmão, por exemplo, criou-se uma grande indústria de extração de pele que poderá girar cerca de 150 mil empregos. No Chile, por exemplo, esse setor anda a passos largos. A pele de salmão, proveniente do país, é vendida em toda Europa. Começou a fazer sucesso em 2001, na Feira de Couro Italiana, e hoje é vendida para Espanha, Itália e França. Marcas como a italiana Dario Cerretti, por exemplo, usam-na na confecção de sapatos e exportam para o mundo todo. O peixe, que antes acontecia apenas nos pratos de renomados chefes de cozinha, agora é reconhecido nas passarelas internacionais sob a forma de sapatos, malas, bolsas e até biquínis.