Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção de frangos cresce forte no 1o. semestre

Fato inédito, pois, historicamente, a produção sempre é maior no segundo semestre.

Redação AI 08/08/2002 – Na avaliação do técnico do Instituto Cepa/SC – Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina -, Jurandi Soares Machado, se isto acontecer, será um fato inédito, pois, historicamente, a produção sempre é maior no segundo semestre.

Dessa forma, a produção do primeiro semestre atingiu 3,61 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 16,83% em relação ao mesmo período do ano passado. “Maior aumento do que este havia ocorrido em 1995, em pleno Plano Real, que facilitou a absorção dos 23,2% de expansão da produção. Este não é o caso de 2002, pois as dificuldades de escoamento da produção reduziram as margens de rentabilidade da atividade,” explicou o analista de mercado do Instituto Cepa/SC.

De acordo com Jurandi Soares Machado, no geral, os números relativos ao primeiro semestre ainda indicam que a produção anual poderá ser superior a 7,2 milhões de toneladas. Esta estimativa vem sendo projetada desde o final do ano passado, mas os principais atores do setor reconhecem que é excessivo para o atual tamanho do mercado.

As organizações ligadas à avicultura nacional têm afirmado em seus relatos que o limitado poder aquisitivo do consumidor brasileiro e o ritmo lento das exportações sugerem que a produção nacional deveria ficar no máximo em 7,0 milhões de toneladas anuais. Para tanto, terá que retroceder nos próximos seis meses.