Redação (25/09/2008)- A volatilidade nos mercados suínos e de cereais é quase incompreensível. O mercado do milho subiu de $2 dólares o bushel – onde esteve durante 10 anos – a um preço de $5 dólares e depois a $7.50 e, ultimamente, regressou aos $5 dólares. O custo de produção por libra de suíno é de $0.60 USD, depois de ficar durante 10 anos oscilando em $0.40 USD/lb. Essa diferença aprisiona todo o mundo financeiro e psicológico.
Logo temos os preços do suíno subindo e movendo-se em diferentes direções. Tivemos em agosto, por exemplo, o futuro de dezembro em 76.47 e, um mês mais tarde, dezembro está em 65.30 – uma mudança de $24.00 por cabeça. O que tem mudado? Não muito, na verdade. Tínhamos o mesmo número de suínos saindo ao mercado, tanto antes como agora. Não há novas notícias suínas. Não há nenhuma mudança no mercado de grãos nem de suínos. É volátil, mas mais que isso, essa dinâmica está sendo muito difícil para fazer planos em longo prazo. Ninguém sabe o que está acontecendo, é nossa conclusão.
Outras observações
· As exportações de suíno americano estão sendo afetadas por um dólar recentemente fortalecido. Nos dois últimos meses o Euro ficou debilitado uns 14% frente à moeda americana, no mesmo período o dólar canadense perdeu uns 8% frente ao dólar americano. As exportações americanas de suínos dispararam nos últimos meses, com um suíno americano muito barato, mas com sua divisa aumentando cada dia vai ser mais difícil seguir exportando.
· Foram muito poucas as vezes que vimos construir, tanto no Canadá como nos Estados Unidos durante os últimos 20 anos, novas instalações suínas. Considerando que entre os dois países se tem 7.5 milhões de matrizes, incluindo 35.000 novos espaços para matrizes em 2008, seria somente uns 0.5% de taxa de substituição da infra-estrutura. Atualmente na realidade estão agregando unicamente 10.000 novos espaços, e isto é dramático. Desde a genética, as vendas de fêmeas de substituição caíram entre uns 25 e 50% dependendo da casa de genética. As porcas estão sendo retidas nas granjas. Elas estão mais velhas e a sua mortalidade mais alta. Um fluxo de caixa que nunca chega, tem criado limitações na compra de fêmeas de substituição. Veremos muitas granjas com um índice reprodutivo reduzido e as perdas financeiras poderão ser ainda maiores.
· Estivemos no Carthage Vet Symposium na semana passada. O médico veterinário Tim Loula falou como obter 30 leitões por porca por ano. Estamos muito contentes que o estabelecimento esteja começando a reconhecer o sucesso deste tipo de produções. Estamos convencidos que a capacidade genética é o futuro de nossa indústria na medida em que nós competimos dentro do orçamento econômico dos consumidores de carne e frango.
· “Lipstick on a pig” (batons em suínos) é uma terminologia recentemente empregada na atual campanha eleitoral americana. Parece-nos que é uma maneira muito interessante na qual nossa indústria se beneficia de publicidade poderosa e gratuita.
Resumo
Preocupa-nos muito o comportamento que o preço do suíno terá este outono. Na semana passada foi comercializado mais de 2.3 milhões de suínos gordos, e cremos que nas próximas 10 semanas este número será superado semanalmente. Semana atrás de semana, vão ser muitos suínos no mercado, e isso não é bom para o preço de nosso suíno. Com os atuais custos do alimento estaríamos vendo perdas por cabeça ao redor de $40 dólares quando o suíno vai aos $0.60 USD/lb. Não queremos ver isto, e cremos que já tem sido mais que suficiente. Desafortunadamente vivemos entre uma indústria do tipo Darwiniano e nós temos sido, e ainda somos, positivos para o próximo ano. O desafio é a habilidade e os desejos de querer estar aqui.
Autor: Jim Long Presidente da Genesus Genetics
Tradução: Fernando Ortiz, gerente de Vendas Genesus em Ibero América
20 de Setembro, 2008
Colunas anteriores:
28/08/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=34911&tipo_tabela=negocios&categoria=economia
04/09/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=35123&tipo_tabela=negocios&categoria=economia
11/09/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=35290&tipo_tabela=negocios&categoria=economia
18/09/2008 – http://www.suinoculturaindustrial.com.br/site/dinamica.asp?id=35453&tipo_tabela=negocios&categoria=economia