Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Índia inicia sacrifício de aves contaminadas

Apesar de especulações, ainda não foram registrados casos da doença em seres humanos.

Redação AI (20/02/2006)-  A Índia iniciou o sacrifício em massa de aves após a descoberta pela primeira vez do vírus H5N1 nos frangos de uma fazenda local. O abate acontece em meio à agitação devido ao falso alarme propagado neste domingo de que um indiano havia morrido de gripe aviária e à preocupação crescente na Europa em relação à doença.

Os exames de laboratório descartaram que o homem morto no oeste da Índia tenha sido contaminado de gripe aviária e mostraram que se tratava de uma infecção bacteriana, anunciou neste domingo o Ministério da Saúde. “Ramesh Sonar morreu no hospital de Surat (leste do Estado de Gujarat) no dia 17 de fevereiro. Fomos informados de que a morte ocorreu devido a uma infecção bacteriana”, declarou um alto funcionário do Ministério da Saúde, Vineet Chawdhry, em uma entrevista coletiva à imprensa em Nova Délhi.

As autoridades indianas haviam anunciado antes que um criador de aves, suspeito de estar infectado pela gripe aviária, morreu na sexta-feira em um lugar onde o vírus H5N1 havia sido identificado pela primeira vez em frangos de uma granja do Estado de Maharashtra, próximo a Gujarat. Chawdhry disse que o homem morto não havia tido contato com os frangos e classificou essas informações de “especulações”. Acrescentou que outras sete pessoas estão em observação.

O H5N1 pode ser transmitida do animal para o homem por meio do contato com aves infectadas. O vírus já causou mais de 90 mortes, principalmente na Ásia, desde 2003. Muitas das vítimas viviam em contato com aves domésticas.

Criadores de aves da União Européia se mostravam preocupados neste domingo após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária na França, sexto país da União Européia atingido pelo vírus H5N1. O consumo de aves já apresentou diminuição no continente.