Redação (03/03/2008)- O Grupo Ouro Fino teve um crescimento em seu faturamento de 25% no ano de 2007. A principal unidade de negócio da empresa, a Ouro Fino Saúde Animal, subiu uma posição no ranking brasileiro das empresas do segmento e conquistou o 7º lugar, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).
A maior parte desse crescimento foi conseqüência dos resultados positivos nas vendas de lançamentos e, também, de alguns produtos tradicionais do portifólio da empresa. A linha de bovinos teve um incremento de 35%, antibióticos injetáveis e o endectocida Master LP conquistaram o desempenho acima da média. Com concentração de 4% de ivermectina e o sistema de Liberação Programada, o Master LP é um diferencial no mercado e tem demonstrado eficiência no campo. Na linha de aves e suínos, as vendas cresceram 40%, com destaque para o Ractosuin. Outro sucesso de vendas em 2007 foi o Isocox, que entrou no mercado em junho.
O crescimento no faturamento ampliou os investimentos e a geração de empregos: a empresa fechou o ano com 868 postos de trabalho – um aumento de 204 postos em relação a 2006. Os resultados positivos obtidos pela empresa e os investimentos em profissionalização, recursos humanos e novos produtos renderam uma parceria promissora com o BNDESPar – empresa de participações do BNDES -, que passou a ser o novo sócio da empresa.
A negociação com o BNDESPar permitirá que a Ouro Fino invista em novas oportunidades de negócios de forma sustentável. Desde 2001, o grupo cresce, em média, 25% anualmente. As taxas de crescimento, a capacidade de gerar valor e a identificação de novas oportunidades de negócios foram decisivas para a atração do investidor. Os recursos serão empregados na construção de um novo complexo industrial em Uberaba (MG), com unidades de fabricação de defensivos agrícolas e insumos para o processo industrial de açúcar e álcool, com antibióticos, bactericidas, polímeros e dispersantes. As obras foram iniciadas em setembro.
Com o novo complexo, a empresa, que tradicionalmente fabricava produtos para o setor de saúde animal, passa a disputar posições no mercado agrícola.
Mercado externo
Outro segmento que impulsionou o desempenho positivo da empresa em 2007 é a exportação. As vendas para o mercado externo da Ouro Fino Animal Health cresceram 47%, e a expectativa para este ano é aumentar as exportações em 22%. Os produtos mais exportados foram o Master LP, Impacto, Penfort, Ivermectina LA, Ourovit ADE e sementes de forrageiras produzidas pela Ouro Fino Agrosciences.
Atualmente, a empresa exporta para mais de 30 países, sendo os principais compradores o México, Venezuela, Colômbia, África do Sul e América Central.