Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Safra de milho ameaçada por indecisão do Conselho de Biossegurança

A demora no processo de avaliação e decisão do CNBS poderá comprometer o calendário agrícola para multiplicação de sementes e provocar atraso em toda a safra.

Redação (06/06/2008)- O atraso na liberação do aval para comercialização da semente do milho tipo Bt11, por parte do Conselho Nacional de Biosegurança (CNBS), mobilizou os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br). Nesta quinta-feira (5/6), parlamentares da Frente reuniram-se com o presidente do CNBS, Beto Vasconcelos, na Casa Civil, em Brasília.

De acordo com o coordenador político da Frente, deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR), a demora no processo de avaliação e decisão do CNBS poderá comprometer o calendário agrícola para multiplicação de sementes e provocar atraso em toda a safra. “Para o plantio da safrinha 2009, que inclui a semeadura de janeiro a março, as sementes básicas devem estar disponíveis no Brasil durante os primeiros dias de junho”, destaca.

Moacir Micheletto acrescenta que o processo para liberação da semente encontra-se parado desde fevereiro deste ano no CNBS, data em que a Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) ingressou com recurso. “O produtor precisa de uma solução rápida, pois a liberação já foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biosegurança (CTNbio) em setembro de 2007”, salienta.

Os deputados solicitaram nova reunião com o CNBS para que seja analisado o recurso da Anvisa. “Nossa única preocupação é evitar a perda da safra de grãos de 2009”, finaliza.