Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MERCADO

Reino Unido ingressa no mercado avícola japonês

No ano passado, o USDA disse que exportou US$75 milhões em carne de aves e ovos para o Japão, tornando o país seu 14º maior mercado no exterior

Reino Unido ingressa no mercado avícola japonês

O consumo de carne de aves aumentou constantemente no Japão nas últimas décadas, e o país ainda importa cerca de 40% de seu suprimento de carne de frango. Agora, o Reino Unido está entrando no mercado.

Embora grande parte da carne de frango importada pelo Japão tenha vindo de fornecedores de baixo custo no Brasil, Tailândia e China no passado, o país também importa dos Estados Unidos. No ano passado, o USDA disse que exportou US$75 milhões em carne de aves e ovos para o Japão, tornando o país seu 14º maior mercado no exterior.

Agora, o Reino Unido está entrando no mercado japonês graças a um novo acordo de acesso ao mercado que a indústria estima valer £10 milhões nos próximos 5 anos.

Um acordo foi firmado há 2 anos, mas, devido a surtos de influenza aviária, restrições até agora limitaram o comércio. O último acordo permite um comércio mais suave de carne de aves cozida. O impacto de futuros surtos de gripe aviária

O Japão também é um mercado valioso para a criação de aves do Reino Unido, com outro acordo de acesso ao mercado garantido nas últimas semanas. O acordo garante que futuros surtos de influenza aviária levem apenas a restrições temporárias às exportações de áreas afetadas, em vez de uma proibição em todo o país. O acordo permitirá que empresas japonesas continuem tendo acesso a estoques de alta qualidade do Reino Unido.

O Dr. Jorge Martin-Almagro, vice-diretor veterinário do Reino Unido, afirmou que o acordo de acesso ao mercado é um passo positivo para o setor avícola do Reino Unido e atesta a qualidade da carne produzida. “Diante dos desafios contínuos impostos pela influenza aviária, é uma conquista real ter garantido um acordo que permite a exportação desses valiosos produtos avícolas do Reino Unido.”

Richard Griffiths, CEO do British Poultry Council, agradeceu à equipe de acesso ao mercado do Defra e a todos os funcionários do governo envolvidos por garantirem oportunidades emocionantes para os membros do BPC, levando alimentos a todas as mesas ao redor do mundo, apesar dos grandes desafios, incluindo negociações bem-sucedidas de regionalização para influenza aviária altamente patogênica.