Quatro países recentemente abriram seus mercados para cinco produtos brasileiros no setor de proteína animal, anunciou o Ministério da Agricultura. Botsuana autorizou a importação de embriões e sêmen bovino do Brasil. Os Estados Unidos liberaram a entrada de gelatina e colágeno. As Filipinas passaram a aceitar produtos de reciclagem animal do Brasil, enquanto o México abriu suas portas para a importação de animais de reprodução do país.
O Ministério da Agricultura destaca que, em janeiro, nove novos mercados foram abertos para produtos agropecuários brasileiros, estabelecendo um recorde para o mês, segundo informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais da pasta. As aberturas incluíram cinco países na África, Américas e Ásia.
A secretaria salientou que esses resultados superaram o marco histórico de janeiro de 2018, com oito mercados abertos, e também ultrapassaram o número alcançado em janeiro do ano anterior, que registrou cinco aberturas. O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, destacou que desde 2023 o Brasil já conquistou acesso a 87 mercados em 43 países, atendendo a uma demanda expressa do presidente e do ministro da Agricultura para expandir ainda mais a presença de produtos brasileiros nos mercados internacionais, incluindo destinos inéditos.