O Governo de Minas esteve em Buenos Aires, na Argentina, em missão comercial para prospecção de US$ 12,8 milhões em negócios para os setores de aves e carnes suínas no estado. O valor, que simboliza o melhor resultado da série histórica de exportações de produtos desses setores para o país vizinho, poderá ser alcançado, nos próximos meses, em exportações de produtos mineiros para os argentinos.
A missão comercial inédita aconteceu em formato de rodadas, por meio de 88 reuniões de negócios, no intervalo de dois dias (16 e 17/5), na capital argentina, um marco em termos de celeridade, otimização e aproveitamento de oportunidades. A iniciativa, organizada pela Diretoria de Promoção de Exportações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), junto a empresas mineiras e importadores argentinos, contou ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Avimig) e Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que estruturou parceria com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
“Missões comerciais reforçam a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e têm o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Estamos dando um grande passo para a atração cada vez maior de desenvolvimento, investimento e promoção à abertura do mercado mineiro para o mundo. Ações como essas trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, geram mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Diversificação da pauta exportadora
De acordo com o diretor de Promoção de Exportações (Dipex), Marcello Faria, que esteve em Buenos Aires, representando a Sede-MG, a missão comercial foi composta por seis empresas do setor de carne de aves e carne suína, sendo que a prospecção de mercados realizado pela Dipex direciona a política estadual de promoção de exportações amparada no pilar da diversificação da pauta exportadora e de destinos de exportação dos produtos.
“A partir disso, a Dipex vem trabalhando, desde novembro de 2021, em um processo estratégico para a entrada no mercado argentino, identificando oportunidades a serem exploradas. Sendo assim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Embaixada em Buenos Aires, em parceria com o Ministério da Agricultura, por meio de Adido Agrícola do Brasil em Buenos Aires, desenvolveu ações preparatórias, no intuito de realizar pelo menos dois seminários de qualificação”, afirma o diretor da Dipex.
Visitas e rodadas de negócios
No primeiro dia, as atividades da missão foram voltadas para a realização de rodadas de negócios entre as empresas mineiras integrantes da comitiva, além de importadores argentinos, com destaque para distribuidores, importadores especializados e redes de supermercados. As rodadas começaram às 10h da manhã e se estenderam até às 16h30. Foram cerca de 14 reuniões realizadas por cada empresa mineira.
Já no segundo dia da missão, aconteceu, na parte da manhã, o “Seminário de potencialidades de exportação do estado de Minas Gerais para o mercado argentino”, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Sede-MG e da Seapa. O evento foi voltado a entidades de classe argentinas que concentram grande número de empresas importadoras e possuem capacidade de influência junto a parceiros estratégicos. Cada empresa mineira se apresentou, destacando aspectos relacionados aos seus produtos e sua área de atuação.
No período da tarde, aconteceu uma visita técnica ao grupo Jumbo, que possui dezenas de hipermercados tanto em território argentino quanto chileno. Durante a visita, as empresas mineiras tiveram a oportunidade de conversar com um grande distribuidor sobre o processo de importação em larga escala e quais os requisitos específicos das autoridades argentinas sobre esse processo. Além disso, os empreendedores mineiros também puderam entender melhor a comercialização final dos produtos nas gôndolas dos supermercados e a política de preços e cortes.
Também no último dia, o diretor de Promoção de Exportações, Marcello Faria, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, a gerente Executiva da Asemg, Bianca Costa, e a analista de Inteligência de Mercado da ABPA, Laiz Foltran, foram recebidos pelo ministro Maurício Fávero da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O propósito da reunião foi realizar um balanço da missão, bem como apresentar a perspectiva de expansão e continuidade das atividades.