O governo do México informou o Brasil que autorizou a retomada das exportações de carnes de aves brasileiras para lá. Os mexicanos, no entanto, ainda mantiveram a suspensão para os produtos do Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito na noite de terça-feira (6/8). Na mesma data, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, havia comentado a expectativa de evoluir nessas negociações.
As exportações de carne de frango de todo o Brasil estavam suspensas para o México desde 18 de julho, quando foi confirmado o foco da doença de Newcastle em Anta Gorda (RS). Agora, com a comercialização retomada, produtos certificados anteriormente e que estavam estocados também poderão ser vendidos aos mexicanos. A única exceção é o Rio Grande do Sul.
Com isso, apenas China e Argentina mantêm as compras de carne de aves suspensas de todo o Brasil. As negociações seguem para o restabelecimento total dos mercados, com expectativa de reabertura nos próximos dias, disse ontem Perosa.