Se você pensa em instalar painéis solares na sua casa ou empresa, é bom correr. Faltam menos de cinco meses para entrar em vigor a cobrança que foi apelidada de “taxação do sol”.
Quem instalar painéis solares a partir de 7 de janeiro de 2023 para gerar energia em um sistema on grid (conectado à rede elétrica) terá que arcar com os custos de distribuição, cobrança que hoje ainda não é realizada. A medida atende a uma lei sancionada no dia 7 de janeiro deste ano, que regularizou o Marco Legal da Geração Distribuída.
Porém, afirma Ligia Ribeiro, diretora da New Force, empresa de Santa Bárbara d’Oeste especializada na instalação e manutenção de painéis solares, quem adquirir o sistema de geração de energia solar antes dessa data permanecerá isento da chamada “taxação do sol” até 2045.
“Ainda estamos esperando a definição dos valores dessa taxa, mas já é fato que quem instalar antes, ficará isento. Só que resta pouco tempo, isso porque são necessários de dois a três meses para todo o processo de instalação ficar pronto”, explica.
Portanto, reforça Ligia, para garantir o máximo de economia na conta de luz, o melhor, para quem deseja ter painéis solares em casa, é fazê-lo ainda neste ano. Além de valorizar o imóvel, a energia solar reduz a conta de luz em até cerca de 90% e o investimento se paga em um prazo que varia de dois a cinco anos, dependendo do tipo de geração e do custo da energia elétrica na localidade onde o usuário mora.
A instalação dos painéis, que têm uma vida útil de 25 a 30 anos, atua como uma possibilidade de utilizar mais equipamentos, mas sem resultar no aumento da conta. Ou seja, usar o ar-condicionado, chuveiro elétrico e outras comodidades podem ser mais frequentes sem pesar no bolso do consumidor.