Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Hepatite E em suínos: uma doença emergente

O HEV é um vírus zoonótico, sendo o único vírus da hepatite que pode infectar outras espécies além de primatas. É uma doença de saúde pública em muitos países em desenvolvimento, mas cada vez mais relatada em países desenvolvidos e industrializados

Hepatite E em suínos: uma doença emergente

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos e que têm grande importância para a saúde pública pela quantidade de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas (Brasil, 2002). A hepatite é uma inflamação no fígado provocada, na maioria das vezes, por vírus, mas também pode ser resultado do uso de medicamentos ou alguma resposta do organismo, como a hepatite autoimune (Hinrichesen, 2022). As hepatites virais são causadas pelos principais agentes: o vírus da hepatite A (HAV, do inglês hepatitis A virus), hepatite B, (HBV), hepatite C (HCV), hepatite D (HDV) hepatite E (HEV), hepatite F (HFV) e hepatite G (HGV) (Lemon, 1997). Apesar de pertencerem a famílias virais diferentes, estes vírus têm em comum a capacidade para infectar os hepatócitos (células hepáticas). Existem outros vírus que também podem causar hepatite e que são transmitidos por meio de transfusão de sangue (ex: TTV, HGV e SENV) (Linnen et al., 1996; Nishizava et al., 1997). As infecções causadas por estes vírus da hepatite têm um amplo espectro clínico, que varia desde formas assintomáticas, anictéricas e ictéricas típicas, até a insuficiência hepática aguda grave (Brasil, 2018).

A maioria das hepatites virais agudas é assintomática, independentemente do tipo de vírus. Quando apresentam sintomatologia, estas são caracterizadas por fadiga, mal-estar, náuseas, dor abdominal, anorexia e icterícia. A hepatite crônica, em geral, cursa de forma assintomática (Brasil, 2009).

O vírus da hepatite E (HEV) é o agente causador de uma das principais causas de hepatite viral aguda em todo o mundo. Inicialmente considerada uma doença restrita a humanos, hoje está claro que os vírus HEV têm vários reservatórios animais com ecologia complexa e diversidade genética (Sridhar et al., 2015).

HEV é um vírus zoonótico; é o único vírus da hepatite que pode infectar outras espécies além de primatas (Pavio et al., 2014). Uma doença de saúde pública em muitos países em desenvolvimento, embora rara, está cada vez mais relatada em países desenvolvidos e industrializados. O vírus pode causar uma infecção persistente no ser humano imunossuprimido que pode evoluir para cirrose (Kamar et al., 2010; 2017). O HEV é o único membro da família Hepeviridae e foi dividido em dois gêneros: Orthohepevirus (HEV de mamífero e de aves) e Piscihepevirus (HEV de truta) (Smith et al., 2014; Khuroo & Khuroo 2016). É um vírus pequeno, não envelopado, com aproximadamente 27 nm a 34 nm de diâmetro (Bradley et al., 1987), seu genoma é formado por uma única fita de RNA de polaridade positiva (Reyes et al., 1990).

Leia a matéria completa na edição 306 da revista Suinocultura Industrial