Com atuação reconhecida no segmento de avicultura, a Agri Stats, empresa líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos sobre custos de produção para a agroindústria, oferece também o trabalho de benchmarking para o mercado de suínos. A unidade brasileira da empresa, que tem atuação em toda a América Latina, possui um plantel médio de mais de 253 mil matrizes suínas em seus relatórios, com clientes no Brasil, México e Chile.
Para este segmento, a Agri Stas oferece a análise do desempenho e de custos dos animais, desde o nascimento até a saída para abate. “Contamos com todo o detalhamento de informação de desempenho e custo destes animais, e é esse diferencial que tem contribuído para a expansão dos negócios da empresa. As particularidades de cada cliente enriquecem o comparativo, mostrando que é possível criar animais com qualidade e custo mais baixo em diferentes realidades”, comenta o gerente-geral da empresa, Geraldo Broering. De acordo com o executivo, por mês, a empresa analisa mais de quatro milhões de suínos terminados, ou seja, animais indo para o abate.
Entre as particularidades do mercado de suínos está o ciclo de produção, que é mais longo. “Muitas empresas analisam o custo mensal de produção das fases e se esquecem que também é preciso avaliar o custo acumulado por lote terminado”, aponta.
Além do trabalho direto com o suínos, a Agri Stats também elabora relatórios específicos para os frigoríficos, com o rastreamento do custo de produção e classificação dos clientes por retorno de produtos vendidos. “O relatório do frigorífico conta com uma sessão especial em que separamos o custo de produção do preço de venda. Assim, o empresário consegue enxergar quais itens são mais rentáveis e onde é preciso atenção para ser mais competitivo frente ao mercado em que atua”, explica Geraldo.