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Agroindústria

Para especialistas, marcas Seara e Friboi serão as mais afetadas

Publicitários avaliam que vendas devem cair após delação de Joesley

Para especialistas, marcas Seara e Friboi serão as mais afetadas

A delação de Joesley Batista, dono da JBS, envolvendo o presidente Michel Temer, deve prejudicar as vendas das duas principais marcas do grupo: a Friboi e a Seara, na avaliação de especialistas. Segundo publicitários ouvidos pelo Globo, são as marcas que o consumidor mais associa ao nome JBS e, portanto, seriam mais afetadas. Nas redes sociais, a reação dos consumidores ao episódio já é visível em memes e comentários que sugerem boicote a produtos.

A Friboi é a principal marca da “JBS Mercosul”, que responde por 16,5% do faturamento da companhia. Já a Seara responde por 10,6% da receita líquida da JBS. A operação nos EUA já representa 41,8% do total.

Romualdo Ayres, coordenador de pós-graduação da ESPM Rio, destaca que a JBS é associada a carnes pelos consumidores. Entre os motivos, lembrou, está o investimento que o grupo fez na construção da marca Friboi para a categoria de carnes bovinas.

Roberto Kanter, professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), faz avaliação semelhante. Para ele, as marcas Friboi e Seara são as mais afetadas, pois o consumidor já identifica as marcas de carnes de frango e bovina com a palavra JBS. Ele destacou que as vendas terão uma queda devido à mobilização popular.

Os especialistas afirmam que a crise na imagem da JBS também afeta a sua controladora, a J&F, mas em menor grau. A holding é dona de marcas conhecidas em todo o país. No setor de higiene e limpeza, seu portfólio inclui Minuano, Francis e Neutrox. É dona das sandálias Havaianas, da grife carioca Osklen, além das marcas de laticínios Danúbio e Itambé. Também comanda o Banco Original. Segundo analistas, a JBS responde por cerca de 80% do faturamento da J&F.