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Mercado

Semana Nacional da Carne Suína confirma seu impacto na suinocultura brasileira

Os números anunciados pelas bandeiras reafirmam a campanha como a maior vitrine da proteína no varejo brasileiro

Semana Nacional da Carne Suína confirma seu impacto na suinocultura brasileira

.A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) de 2017 conclui sua campanha com crescimento de vendas comprovado nas quatro redes de varejo participantes: Comper, Extra e Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, St. Marche. O resultado positivo reforça a efetividade da estratégia da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) com apoio do Sebrae, em ampliar a oferta da proteína no mercado interno, oportunizando benefícios diretos aos produtores de suínos que impactam no aumento da competitividade a toda cadeia suinícola.

Realizada em quase 600 lojas distribuídas em 18 estados, a SNCS ampliou sua atuação para diferentes segmentos como varejo de luxo, hortifrúti, hipermercados e supermercados, dando origem a campanhas inéditas com viés educativo e maior oferta de carne suína para públicos distintos. Além disso, a ABCS desenvolveu uma metodologia exclusiva de treinamento para cada rede, capacitando cerca de 1.800 profissionais do varejo em 54 ações.

O GPA, maior grupo de varejo do Brasil, trabalhou com 36 opções de carne suína nas gôndolas, resultado da parceria de longa data com a ABCS, e conquistou mais clientes em 2017 durante o período de 26 de setembro a 19 de novembro. De acordo com balanço divulgado pela rede, a bandeira Pão de Açúcar registrou crescimento de 22% e o Extra de 20%, em comparação com a campanha realizada no ano passado.

O gerente comercial do GPA, David Buarque, avalia de forma positiva a participação das duas bandeiras. “Tanto Extra quanto Pão de Açúcar apresentam aumento progressivo nas vendas a cada edição da Semana Nacional da Carne Suína. Esta é uma categoria com crescimentos constantes na rede, com destaque para a variedade dos produtos e frequência, culminando em um bom atendimento à necessidade dos nossos clientes”.

Já o St. Marche, maior rede de supermercados premium em números de lojas, apresentou crescimento de 143% em vendas e 174% em volume, comparado ao primeiro trimestre de 2017. Tendo como ponto forte a curadoria e indicação de produtos, a rede trabalhou durante os dias 26 de setembro a 12 de outubro com 25 opções de porcionamento da proteína e investiu em cortes diferenciados como o filé-mignon suíno, picanha e prime rib, por exemplo, para conquistar os clientes das 18 lojas e do Empório Santa Maria.

Fabiana Farah, coordenadora de perecíveis da Rede St. Marche, afirma que a parceria com a ABCS despertou o cliente para a carne suína nas lojas. “Descobrir o potencial da proteína para o nosso varejo e levar informações de saudabilidade, qualidade e cortes diferenciados para o cliente Marche foram os principais retornos. Este foi o primeiro passo para crescermos no dia a dia com os cortes suínos, oferecendo o melhor para os nossos clientes”, destaca.

.A rede Oba Hortifruti, rede referência do segmento no país, estendeu a campanha até o dia 22 de outubro em duas regiões e registrou nas lojas de São Paulo 80% de crescimento nas vendas de carne suína em relação ao mesmo período do ano anterior. O diretor comercial do Oba Hortifruti, Francisco Homsi, explica que mesmo com os produtos em oferta houve um aumento de geração de caixa.

“Participar da SNCS foi um marco para o Oba Hortifruti porque ressignificou a forma como entendemos e comercializamos a carne suína, além de impactar diretamente no nosso conhecimento de produto e nas nossas práticas de vendas. Por ser o nosso primeiro ano participando da campanha, ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado e com o engajamento de nossas equipes”, pontua Homsi.

O Comper, que faz parte da maior rede de supermercados do centro-oeste, registrou um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período de 2016. O diretor-comercial nacional de perecíveis da rede, Daniel Watanabe, diz que esse resultado é reflexo dos treinamentos realizados e todo suporte durante a SNCS.

“Buscamos fazer com que os nossos clientes e funcionários tivessem mais acesso à informação e conhecimento sobre a carne suína e que desmitificassem a imagem formada anteriormente em relação a ela. Assim, mostramos os seus benefícios, os modos de preparo e de que maneira as pessoas poderiam se aproveitar ao máximo em termos de qualidade de vida ao consumir esse tipo de proteína em sua alimentação”, completa.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, comemora o crescimento nas vendas e a abertura de novos mercados no varejo brasileiro e reforça a efetividade da campanha. “A SNCS é responsável por transformar a categoria de suínos nas redes participantes, aumentando sua popularidade entre os consumidores, resultando em um salto na penetração das cestas e na frequência de compras”.

Para o gestor nacional da unidade de atendimento setorial agronegócios do Sebrae, João Fernando Nunes, a SNCS gera resultados efetivos para o setor suinícola. “O Sebrae apoia e participa desta iniciativa que amplia as oportunidades de competitividade aos produtores de suínos brasileiros e gera desenvolvimento para toda a cadeia produtiva. Os resultados mostram que a carne suína ocupará novas lacunas no varejo através desta iniciativa”.

A Semana Nacional da Carne Suína é uma iniciativa da ABCS, em parceria com o Sebrae Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Embrapa Suínos e Aves.