Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

MMA recolherá óleo de fritura utilizado por servidores para transformar em biodiesel

O material recolhido será encaminhado para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e será utilizado para a fabricação de biodiesel.

MMA recolherá óleo de fritura utilizado por servidores para transformar em biodiesel

Com o objetivo de intensificar as ações sustentáveis no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou uma campanha para recolher óleo de fritura utilizado pelos servidores do MMA. Na sexta-feira, dia 15 de janeiro, postos de coletas foram inaugurados para recolher os materiais semanalmente.

O material recolhido será encaminhado para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e será utilizado para a fabricação de biodiesel. “Os principais objetivos da reciclagem do óleo de cozinha são a redução da queima de combustíveis fósseis e também a redução do custo de tratamento de esgoto. São gastos 25 centavos para o tratamento de cada litro de óleo de cozinha que chega à rede de esgoto” ressaltou o encarregado da Gerência de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Oilton Paiva.

De acordo com Valmir Rodrigues, do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do MMA, a usina de biodiesel que utilizará o óleo deverá produzir cerca de mil litros de biodiesel por dia. A produção está em teste e a previsão é que funcione em três meses. Mas a coleta de material está em plena atividade.

Segundo Paiva a Caesb firmou um termo de cooperação com Embrapa a Agroenergia e está em estudo o plano de negócios para definição da destinação do biodiesel. “Mas, provavelmente será para abastecimento de parte da frota do Governo do Distrito Federal”, prevê o encarregado. O óleo de fritura tem diversos fins, por exemplo, a fabricação de sabão ou como desinformante, o qual serve para desenformar lages na construção civil.