A primeira missão internacional do novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deverá ter como destino a China. Ele pretende viajar ao país asiático no começo de junho para tentar destravar a habilitação de oito frigoríficos brasileiros de aves e suínos – três deles no Rio Grande do Sul. As indústrias gaúchas que aguardam a liberação para exportação são a BRF, em Lajeado (suínos), e a JBS, em Caxias do Sul (aves) e Frederico Wesphalen (suínos).
Antecipada pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, a informação sobre a missão foi confirmada nesta quarta-feira pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.
O esforço para fisgar o dragrão asiático é justificado pelo salto nas exportações de carne brasileira para a China. Em abril, o país bateu recorde mensal ao embarcar 51,5 mil toneladas de carne de frango, 108% a mais que no mesmo mês em 2015. Embora mais tímida, as vendas externas de carne suína também animam: 9 mil toneladas em abril, 14,8% do total do país.
O Brasil tem hoje 50 plantas habilitadas para exportação à China – 39 de aves e 11 de suínos.