Com base na projeção de suprimento de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Santa Catarina tem em seus estoques 40 mil toneladas de milho a disposição para comercialização, via programa “venda em balcão”.
Dois municípios catarinenses aumentarão o estoque a partir de segunda-feira (01/08): Itapiranga receberá mais cerca de 600 toneladas e Braço do Norte outras cerca de 1 mil toneladas. A informação foi repassada ao deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) que acompanha com preocupação a questão do abastecimento de milho em todo o país e os reflexos da escassez e a alta do preço.
O preço do milho em grão em Santa Catarina está sendo comercializado entre R$ 39,00 a R$ 44,00 a saca (60 kg), conforme dados da Diretoria de Operações de Abastecimento da Conab, para o período de 16 a 31/7.
A partir da próxima semana, o limite de compra de milho a balcão por produtor deverá aumentar de 6 para 14 toneladas, na região Sul e Centro Oeste, medida já aprovada pela Casa Civil, aguardando publicação por parte do Ministério da Fazenda.