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Mitos e verdades sobre treinamento de equipes! - por Valter Bampi

Foco na gestão é com equipe, máquina que faz a empresa girar, funcionar de acordo com planos, idealizações

Mitos e verdades sobre treinamento de equipes! - por Valter Bampi

Foco na gestão é com equipe, máquina que faz a empresa girar, funcionar de acordo com planos, idealizações. Quando se trata da equipe de vendas, atenção, treinamento, os cuidados são maiores, já que são eles que estão em contato direto com clientes finais, fazendo resultados saltarem aos olhos. Erra quem pensa, julga ou treinamento como gasto desnecessário. Valorizá-los, avaliá-los, fornecer treinamentos são essenciais para manter o ritmo de crescimento da companhia. Pontuo alguns mitos e verdades a treinamento de equipes:

É melhor investir em treinamento que recolocação profissional? Verdade. Trocar um funcionário é a última opção, além de caro, desmotiva a equipe, causando impacto negativo na dinâmica. É pelo menos 30% mais barato investir em treinamento do que em recolocação, dependendo do tempo de casa do funcionário, experiência interna que carrega, do quanto a função impacta nos processos da companhia. Investir no capital humano é indispensável para a empresa ter sucesso. O treinamento, capacitação da equipe, tem que fazer parte da política de RH, com monitoramento, avaliações periódicas, assim como transparência de plano de carreira, mantendo a motivação dos colaboradores. Aos que fazem parte da equipe de vendas, deve-se olhar a comissão, ouvindo sempre o feedbacks de funcionários. 

É possível aumentar vendas treinando bem equipe? Verdade. É preciso diagnosticar pontos fracos do grupo, trabalhar em cima deles, capacitando, dando ferramentas para reverter falhas. Um caminho é monitorar indicadores de desempenho de gestão, vendas: taxa de conversão, faturamento, fidelização, compra adicional, peças por atendimento, preço médio, entre outros, com base em fatos, buscar melhorias. 

União faz a força: profissional precisa ser capaz de trabalhar em equipe? Verdade. “Ninguém chega lá sozinho”. É muito difícil conseguir reunir excelência em todas competências em uma só pessoa, boa equipe deve ser composta por pessoas complementares, membros que se destaquem pela habilidade comercial, eficiência com processos, dinamismo, lógica, criatividade, entre outras aptidões. Um bom gestor de projetos identifica, mescla profissionais, em paralelo, treina capacidades, potencializando qualidades, habilitando dificuldades, como: ouvir outro, aceitar crítica, trocar experiências. 

Equipe homogênea, comporta profissionais com experiências, temperamentos parecidos, é mais suscetível ao sucesso? Mito. Um grupo com características semelhantes entre si está menos suscetível a conflitos, mas não quer dizer que terá mais sucesso. Talentos, comportamentos complementares, antagônicos geram síntese necessária para criar ambiente de sucesso. Além de ser mais propício a trazer caminhos, soluções mais criativas, por pensarem, agirem de maneira diferente, cada um com uma visão, experiência específica.

Alinhamento de processos é uma coisa. Alinhamento de equipe é outra? Verdade. É possível ter equipe alinhada, com poucos conflitos, mas, sem os processos definidos, com etapas, objetivos claros, esta demora mais a chegar do que se espera. Para otimizar resultados, é necessário definir objetivos, metas, desenhar processos e, a partir daí, equipe trabalhará em cima de algo concreto, de maneira eficiente.

Desmotivação é interna, inerente ao profissional? Mito. Algo que pode vir de dentro sim, mas, muitas vezes, o ambiente pode e é mais influenciador, contaminante. Vale, portanto, monitorar sempre o meio, buscar clareza profissional, ouvir a equipe, estabelecer processo de meritocracia, cultura voltada às pessoas, com objetivos da empresa claros. Clareza do que se espera de cada colaborador. É importante a companhia ouvir a equipe, entender sonhos, objetivos também, para que um vista a camisa do outro. Quando o funcionário vê a empresa como catalizador dos seus sonhos, luta fortemente, com maior dedicação, todos saem ganhando.

Faz parte do treinamento de equipe perceber, alinhar expectativas pessoais às expectativas da empresa? Verdade. Na realização do treinamento é possível determinar o que empresa espera do funcionário e vice-versa, alinhando objetivos comuns, a falta desse diálogo frustra o funcionário, que acaba por não desenvolver o potencial máximo, treinamentos devem ser feitos periodicamente, reavaliados em intervalos para correções necessárias em busca do resultado que se quer alcançar.

Palavra do líder é soberana? Mito. O líder comanda sem centralizar, ao contrário, é grande formador de profissionais, ‘empodera’ equipe, preza, colhe resultados em conjunto, capacita, os deixa livres para trabalhar da maneira que acham melhor, com ferramentas para tal.