A morte de uma ameaçada espécie de ganso, por causas desconhecidas, forçou o fechamento temporário de um dos maiores zoológicos do Japão, devido a um possível surto de gripe aviária.
O Higashiyama Zoo and Botanical Gardens, localizado no distrito de Chikusa em Nagoia (Aichi), fechou seu zoológico inteiro e parte do jardim botânico. Segundo funcionários do zoológico, o fechamento temporário teve início em 11 de dezembro e poderá durar até o dia 20.
Durante o período, o zoológico, administrado pelo governo de Nagoia, implementará medidas intensivas de desinfecção.
Desde o dia 29 de novembro, um total de 5 pássaros morreram no zoológico. Dos 5, somente um cisne preto deu positivo para a gripe. No entanto, a morte do ganso levou autoridades a fecharem o zoológico por enquanto.
No dia 10 de dezembro, uma ave, que havia sido colocada em isolamento em um hospital para animais no zoológico, foi encontrada morta por volta das 16h10. Quando um veterinário examinou o pássaro na manhã daquele dia, o animal não havia apresentado anormalidades em sua condição de saúde.
A ave passou por 2 testes simples duas vezes. Um foi feito em 9 de dezembro, um dia antes de ter sido encontrada morta. O outro foi conduzido após sua morte. Em ambos os testes, o pássaro testou negativo para gripe aviária.
O zoológico de Nagoia pediu à Universidade de Tottori para conduzir testes detalhados em um total de 14 pássaros, incluindo os 5 mortos e aqueles isolados no hospital para animais, para determinar se foram infectados com a gripe aviária.