A edição 2015 do Comida di Buteco começa nesta sexta-feira (10) em Juiz de Fora. Uma caravana com jornalistas, publicitários e blogueiros convidados passou por três casas participantes na noite desta quarta-feira (8) para conhecer alguns pratos concorrentes. Com tema “Frutas”, concurso ocorre simultaneamente em 20 cidades brasileiras. Quinze bares participam do evento na cidade (veja a lista completa abaixo).
A primeira parada foi no Baluarte, no Bairro Paineiras, que participa do Comida di Buteco pela primeira vez. Lá, o prato do evento é o “Trapalhão de porco”, com cortes de porco caipira – costelinha, lombo e pernil – servidos na pedra forrada com abacaxi, acompanhados de mostarda de frutas e farofa de pequi.
O proprietário casa, Fabiano Moreira, está empolgado com a participação no evento. “Estamos fazendo de tudo para sermos os melhores. Nós nos preparamos para isso. Queremos receber bem as pessoas e esperamos que o melhor petisco saia daqui”, afirmou. O prato é do cozinheiro Gilberto Gonçalves.
Em seguida, a caravana foi ao Sabor do Vale, no Bairro Bandeirantes. Com cara de botequim de interior, localizado atrás da igreja do bairro, a casa batizou a receita de “Atrás da matriz” (filé mignon suíno com croc de banana). “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Foi difícil elaborar este prato, mas acho que fizemos muito bem”, destacou a gerente proprietária Bianca Braga.
Quem cozinha é o marido dela, Felipe Barra. A atendente-chefe do salão é a filha do casal. “Queremos crescer, chamar novos clientes. Aqui é como se fosse uma cidade do interior. Toda a região nos conhece; temos clientes fiéis que vêm toda quarta, toda sexta. Mas queremos mais. Por isso nos empenhamos”, disse Bianca, que participa do evento pela primeira vez.
Finalmente, a caravana chegou ao Bairro Eldorado, no Bar Dias, o vencedor do Comida di Buteco no ano passado. Em 2015, a aposta é o “Bem amado”, que são bolinhos de carne moída acompanhados de molho de pêssego. “É a quarta vez que participamos do evento e nossa expectativa é grande. Foi difícil incrementar a fruto no prato, mas conseguimos. E queremos que as pessoas venham”, disse o dono da casa, Francisco de Paula. O bar também conta com o tom familiar. Quem cozinha é a mãe do dono, Dona Ana. “O segredo do sucesso é a comida de mãe. Não tem como dar errado”, afirmou.
O concurso
O Comida di Buteco foi criado em 2000 com a missão de destacar a cozinha de raiz e transformar vidas por meio dela. Ao longo das 16 edições, desenvolveu papel de fomento à cultura e culinária de boteco, contribuindo para o desenvolvimento desse setor.
O evento ocorre simultaneamente em 20 cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora. Brasília, Recife, Curitiba e Porto Alegre são as estreantes em 2015.
As cidades não competem entre si e, em cada uma delas, é eleito o boteco que fez a melhor comida. O público e um corpo de jurados devem votar para escolher os favoritos. E só vota quem vai ao estabelecimento e prova a comida. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de um a dez o petisco (que leva 70% da nota), a higiene, o atendimento e a temperatura. O voto do júri vale 50% e o do público, 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração em todas as cidades.
Veja os estabelecimentos participantes:
– Baluarte: Trapalhão de porco (cortes de costelinha, lombo e pernil servidos na pedra forrada com abacaxi, acompanhados de mostarda de frutas e forafa de pequi).
Avenida Olegário Maciel, 1245, Bairro Paineiras.
– Bar Dias: Bem amado (bolinho de carne moída acompanhado de molho de pêssego).
Rua Luiz Rocha, 2, Bairro Eldorado.
– Bar do Abílio: Mistura fina (carne seca com ameixa e frutas cristalizadas).
Rua Fonseca Hermes, 180, Centro.
– Bar do Bené: Bacalhau no rabo do tatu (canudinho recheado com bacalhaue coberto com uma solução de alho poró).
Avenida Presidente Costa e Silva, 2305, Bairro São Pedro.
Rua Sebastião Garcia, 933, Bairro Benfica.
– Bar do Chinelato: Sabor de buteco (carne de peito de boi cozida no azeite e servida com farofa de banana).
Avenida Presidente Costa e Silva,1961, Bairro São Pedro.
– Bar do Luiz: Linguado com molho de maracujá e sardinha com molho de maionese de limão.
Avenida Eugênio do Nascimento, 240, Bairro Aeroporto.
– Bar do Totonho: Caipirão do Totonho (costela bovina de panela com linguiça, acompanhada de farofa caseira e banana frita).
Rua Carlos Tavares de Pinho, 50, Bairro Jardim Esperança.
– Bar Tiragosto Petita: Carne de lata (pernil suíno em pedaços acompanhado de banana).
Rua Antônio Altaf, 480, Bairro Cascatinha.
– Caminho da Roça Torresmo metido a besta (torresmo fatiado com limão, cebolinha em conserva e molho de abacaxi picante).
Rua Espírito Santo, 738, Centro.
– Empório do Sabor: Tentação suína (rocambole suíno recheado com cream cheese e damasco hidratado com cachaça, regado com molho de chocolate e laranja).
Rua Henrique de Novais,166, Bairro de Lourdes.
– Estação Persa: Frango arretado (coxinha da asa frita ao molho de laranja e mel).
Rua Paracatu, 243, Bairro Santa Terezinha.
– Adega Silva: Trio du Jeca (torresminho de tilápia, linguiça e mandioca fritos com fatias de laranja ou manga).
Avenida Olavo Bilac, 647, Bairro Cerâmica.
– Sabor do Vale: Atrás da Matriz (filé mignon suíno com croc de banana).
Avenida Rua Laurindo Noceli, 176, loja 3, Bairro Bandeirantes.
– Bar do Antônio: Rabada chips (rabo de boi cozido com legumes adornado com agrião, ovo de codorna, pimenta biquinho, acompanhado de chips de banana da terra e farofa de pequi).
Rua José Lourenço, 1262, São Pedro.