Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Representantes de frigoríficos do Brasil irão à Rússia para promover carne brasileira

Dez empresas associadas confirmaram participação na feira World Food Moscow.

Representantes de frigoríficos do Brasil irão à Rússia para promover carne brasileira

Representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e de frigoríficos brasileiros seguirão em viagem para a Rússia, na semana que vem, para participar de uma das maiores feiras de alimentos do mundo e de missão empresarial chefiada pelo vice-presidente, Michel Temer.

A Abiec informou na terça-feira (8) que dez empresas associadas confirmaram participação na feira World Food Moscow, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de setembro: Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frigol, Frigoestrela, Frisa, JBS, Mafripar, Marfrig e Minerva.

A World Food Moscow reunirá cerca de 1.600 expositores de 70 países e espera receber aproximadamente 30 mil visitantes de cem países.

A Abiec, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai levar cerca de 450 quilos de picanha, filé mignon, filé de costela e costela desossada para a realização de churrascos durante o evento, em um estande de 108 metros quadrados. A Apex-Brasil e a Abiec são parceiras no projeto Brazilian Beef, que visa divulgar a qualidade da carne brasileira em outros países.

“A despeito do cenário internacional, com crise do petróleo e variações cambiais, que acabou atingindo diversos setores da exportação brasileira, a Rússia continua sendo um dos nossos principais parceiros comerciais”, disse o presidente da Abiec,  Antônio Jorge Camardelli, em nota enviada pela entidade.

“Nossa presença na feira, além de ampliar o relacionamento com nossos importadores e divulgar o potencial do nosso setor, também nos dará uma visão mais abrangente do cenário para os próximos meses”, afirmou.

De janeiro a julho, a Rússia comprou 111,5 mil toneladas de carne bovina brasileira, gerando faturamento de US$ 373,9 milhões. O país está entre os três maiores mercados importadores do produto brasileiro, segundo a Abiec.

Camardelli e o diretor executivo da Abiec, Fernando Sampaio, também participarão da missão empresarial chefiada pelo vice-presidente do Brasil, Michel Temer. Durante a missão, estão agendados encontros com empresários locais para ampliar negociações e a relação comercial entre os países.

Apesar da forte participação da Rússia nas compras de carne bovina brasileira, ainda há espaço para que novos frigoríficos possam ser habilitados a exportar para aquele país. Seis novos frigoríficos foram habilitados para exportar carnes suína, bovina e de frango para a Rússia entre julho e o início de setembro.