Fechar o orçamento doméstico em tempos de crise não tem sido fácil. Entre as decisões para reduzir os gastos está a mudança na escolha de produtos durante a compra no supermercado. É preciso criatividade para inovar na cozinha sem gastar muito. Com a alta no preço da carne de boi e a necessidade de reduzir custos, está acontecendo um movimento de troca na mesa dos brasileiros. E nesse momento, a carne suína tem se mostrado vantajosa para o consumidor e competitiva para o varejo.
Assim, o Mais Você, um dos programais mais conhecidos da TV aberta, para público nacional, quando se fala em dicas, hábitos de consumo e tendências, tem levado a carne suína como protagonista de pratos rápidos, saudáveis e saborosos!
Reconhecido por estar a mais de 15 anos no ar em contato direto com milhões de brasileiros, o programa é um dos poucos do quadro da Globo que cresceu em audiência neste ano. Segundo dados recentes do Ibope, entre janeiro e novembro a audiência aumentou cerca de 17%.
A mais recente divulgação da carne suína aconteceu no programa de hoje (11/12) em que foi abordada a “Ceia de Natal Econômica”. Com sugestão de um prato elaborado com copa-lombo e outro com costela bovina, a proteína se destacou pelo preço: 1kg e meio de copa lombo a R$ 15,40 contra 3 kg de costela bovina a R$ 60,00. A carne in natura também levou vantagem frente aos embutidos consumidos nos finais de ano. “Para se ter a ideia da economia, a copa lombo sai pela metade do preço do tender”.
No dia 04 de dezembro, a proteína também foi pauta, com a receita de Costelinha suína frita com molho barbecue, mostrando os sabor e a qualidade dos cortes suínos. Ainda em novembro, trouxe um corte barato e já bastante conhecido pelo brasileiro, a bisteca, que ganhou ares refinados com manteiga aromatizada e vinagrete de limão para acompanhar. Em outubro, a apresentadora Ana Maria Braga mostrou a versatilidade da carne suína como protagonista do churrasco, esclareceu que a proteína vem contra a tendência de aumento e continua barata. Ou seja, a carne suína foi pauta em pelo menos quatro programas nos últimos três meses.
Impossível não prever que esse ano foi um divisor de águas no que tange ao consumo de carne suína e sua aceitação pelo brasileiro. Seja pela versatilidade, diversidade de opções que hoje se apresentam nas gondolas do mercado, pelo sabor ou até mesmo pela sua vantagem de preço baixo. A carne suína veio para ficar, não é mesmo