A aquisição da americana Hillshire Brands pela Pilgrim’s Pride geraria sinergias de cerca de US$ 300 milhões por ano “em eficiências operacionais e na cadeia de valor”, informou ontem a JBS, controladora da Pilgrim’s, em comunicado aos investidores. Na segunda-feira à noite, a Pilgrim’s fez uma nova proposta de compra pela Hillshire, ofertando, desta vez, USS$ 55 por ação da companhia em espécie, o que eleva a transação para US$ 7,7 bilhões. Na semana passada, a subsidiária da JBS nos EUA havia proposto US$ 45 por ação da Hillshire, mas foi surpreendida por uma oferta da concorrente americana Tyson Foods no valor de US$ 50 por ação.
No comunicado, em que confirmou a nova proposta da Pilgrim’s, a JBS previu também significativas oportunidades de crescimento em categorias de produtos de marca para a Pilgrim’s com a aquisição da Hillshire. “A Pilgrim’s prevê que a combinação de seus negócios com os da Hillshire imediatamente agregará valor aos seus ganhos, devido a sinergias significativas, bem como a disponibilidade de condições atrativas de financiamento”, disse a JBS no comunicado. A JBS informou, ainda, estar confiante de que a proposta da Pilgrim’s é “financeiramente atrativa, além de criar considerável valor aos acionistas de todas as partes envolvidas”.
A nova oferta da Pilgrim’s pela Hillshire, mais uma vez, levou preocupação aos investidores quanto ao endividamento da JBS e fez os papéis da empresa brasileira fecharem com queda de 2,34%, o maior recuo do Ibovespa. Nos Estados Unidos, as ações da Pilgrim’s também caíram, 2,24%.
Já os papéis da Hillshire voltaram a ganhar terreno e encerraram com alta de 9,48% ontem na bolsa de Nova York (Nyse), reflexo da nova oferta da Pilgrim’s Pride. Desde a primeira proposta da Pilgrim’s, em 27 de maio passado, a valorização acumulada das ações da Hillshire é de 58,4%. As ações da Tyson Foods recuaram 3%, para US$ 42,08, na Nyse, diante da perspectiva de a empresa perder o negócio para a Pilgrim’s.
As ações da JBS têm recuado porque os investidores temem o aumento do índice de alavancagem (relação entre dívida líquida e Ebitda) que a empresa teria com a aquisição. Na ocasião da primeira oferta da JBS pela Hillshire – de US$ 6,4 bilhões -, a previsão era de que a alavancagem da JBS aumentaria para 4,1 vezes, ante o nível de 3,26 vezes no dia 31 de março deste ano.
Ontem, a Hillshire Brands comunicou que seu conselho de diretores, depois de consultas com advogados e bancos, determinou que a companhia discuta individualmente as ofertas hostis feitas pela Pilgrim’s Pride e pela Tyson Foods. As duas ofertas hostis têm como condicionante que a Hillshire abandone os planos de comprar a também americana Pinnacle Foods.
No mesmo comunicado, o conselho da Hillshire destacou que não está retirando, modificando ou qualificando sua recomendação em relação ao negócio com a Pinnacle e tampouco faz qualquer recomendação em relação às propostas da Tyson ou Pilgrim’s. O conselho da companhia está sendo assessorado pela Centerview Partners e pela Goldman Sachs na área financeira e pela Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP na área jurídica.