Muitas as vantagens de um sistema de gestão de qualidade, importante é como fazê-lo, aplicá-lo de forma simples, eficaz pra toda organização ser beneficiada desde acionistas até os clientes focando em: Padronização dos processos operacionais, treinamentos direcionados e especializados para cada função, indicadores que permitem uma visão ampla e real do andamento dos processos, registros e tratamento das ocorrências, integração entre colaboradores e o sistema de gestão, Integração entre colaboradores e os outros. Isso só acontecera usando o conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos, sendo uma associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, essa área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são s técnicas e mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança. O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
A gestão de pessoas, assim como recursos humanos, faz parte da área de administração, e uma das obras mais conhecida é “Gestão de Pessoas” de Idalberto Chiavenato. Chiavenato é um autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, seus livros são utilizados por administradores de todo Brasil, além de países da América Latina, e Europa, como Portugal e Espanha. Chiavenato possui várias obras que versam sobre o tema gestão de pessoas, como “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e outros. O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem, se pessoas nas organizações tiverem oportunidade de progressão, darão o melhor delas, originando resultados positivos a empresa em questão. Boa gestão dos elementos de uma organização causa crescimento contínuo ,onde todos contribuem a um ambiente de eficiência e eficácia.
Gestão de pessoas no setor público possui algumas particularidades, ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar indivíduos que apresentem características vantajosas, no setor público, lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos públicos, por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais, pois elementos podem aprender a progredir na carreira, não aprendem só a cumprir suas funções atuais de forma mais eficaz, responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa, se isso acontecer, seguramente terão melhor desempenho no trabalho. Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas, criando e mantendo ambiente profissional e positivo na organização.