A Rússia experimentou um salto nos preços da carne de frango de quase 25% durante a segunda quinzena de agosto, seguindo as restrições comerciais impostas pelo governo do país no início do mês passado, de acordo com agências de notícias russas.
O Serviço Antimonopólio Federal russo (FAS) já iniciou uma série de inspeções de mercado, sob a suspeita de que os preços estão aumentando devido a fraude.
O aumento nos preços de produção de carne de frango pode ser atribuído ao embargo e a uma substituição de importações incompleta, mas o governo russo suspeita que o principal motivo do aumento dos preços é fraude, disse o vice-chefe do Departamento de Monitoramento da Indústria Química e Agricultura da FAS.
Há uma tendência para os preços de carne de frango aumentar, porque quando a Rússia proibiu as importações de carne suína e bovina, produtores de itens semiacabados e acabados de carnes mudaram para a utilização de carne de frango, disse o diretor executivo da Associação das Empresas de Varejo, Andrew Karpov. Esse rápido crescimento da demanda por aves pode ter gerado o aumento de preços.
Seguindo a decisão da Rússia no início de agosto de aumentar significativamente as importações de alimentos do Brasil, o preço da carne de frango brasileira deve aumentar mais rápido do que outros segmentos de proteína, porque representa a maior lacuna a ser preenchida para a Rússia.
Os Estados Unidos foram os maiores exportadores de carne de frango para a Rússia em 2013, com 266 mil toneladas de um total de 527 mil toneladas importadas, enquanto o Brasil embarcou 54 mil toneladas apenas para os russos no ano passado.
Os cortes de aves com maior demanda na Rússia, como coxa e sobrecoxa, devem mostrar os maiores aumentos de preços imediatamente.