Apesar dos avanços significativos do agronegócio em prol da qualidade de seus produtos, o consumidor está cada vez mais afastado da cadeia. O motivo? Falhas na comunicação. De acordo com o diretor de Proteínas na América Latina da McDonald´s Corporation, Daniel Boer, a internet e a disseminação cada vez mais rápida de informações transformou o consumidor, hoje mais exigente e preocupado com a origem do alimento que compra. Recente pesquisa do McDonald’s com consumidores vislumbrou este afastamento e apontou um novo caminho para a rede de fast-food, com 35 mil restaurantes em 120 países e 70 milhões de clientes por dia. “Dois temas saltaram aos olhos dos anseios do consumidor: preocupação com o uso de hormônios nos alimentos e bem-estar animal”, informou Boer. “O agronegócio não criou um canal de comunicação com o consumidor, e hoje, em meio as discussões sobre bem-estar animal e origem de alimentos, não importa mais o que você fala, mas sim o que eles ouvem. Por isso mudamos políticas internas”, destaca Boer.
Novas prátivas do Mc Donald´s
A importância do agronegócio para o McDonald’s é expresso por números. A rede compra 900 mil toneladas de carne bovina, o mesmo volume de toneladas de carne de frangos e 180 mil toneladas de carne suína todos os anos para suprir seus restaurantes. “Nossa responsabilidade perante o consumidor final é imensa, o que nos move a levar muito a sério a indicação de que ele está preocupado, por exemplo, com o bem-estar animal”, diz Daniel Boer. De olho nesta nova conjuntura, a rede já introduziu padrões e normas focadas no consumidor cada vez mais exigente. Segundo Boer, o McDonald´s já implantou auditorias e monitorias em bem-estar animal em todos os fornecedores de carne bovina, suina e de frango. “As auditorias são públicas e ressaltam bem este conceito de transparência que queremos passar ao nosso consumidor”, destaca Boer que ainda cita outras campanhas de marketing que buscam a reaproximação de seu cliente com seus fornecedores, totalmente ligados ao agronegócio. “Em nossos canais de comunicação direta, as perguntas que mais chegavam eram referentes as origens de nossos produtos. Hoje temos ações nos EUA, canadá, por exemplo [our food, your questions] que fazem bem a comunicação com nossos clientes, de forma simples, direta e transparente. No Brasil, iniciamos a campanha ‘Além da Cozinha’ com resultados bastante satisfatórios”.
Boer, que participou no 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio promovido no dia 24 de novembro pela ABMR&A, aponta que o consumidor está tão distante do agronegócio que acaba ‘tratando’ um animal de produção como um animal pet, ou seja, existe uma preocupação maior com a forma como este animais são tratados”. Ele ainda acrescenta que a preocupação com bem-estar animal será constante. “É um caminho sem volta. O consumidor está ligado e a produção deve seguir esta tendência. Se divulgam na internet algo ruim sobre algum produto ou procedimento de alguma empresa, o consumidor varre a mesma de sua lista de compras. O consumidor está com a mão pesada e estragos podem ser grandes”.
Ao finalizar sua apresentação, o diretor do McDonald´s destacou a nova premissa da rede de fast-foods: “Promover melhorias significativas e duradouras para a saúde e bem-estar de animais na cadeia de fornecidmentos ao longo de suas vidas”. Nasce uma nova tendência de consumo, que veio pra ficar.