O Instituto de Estudos Pecuários em parceria com a Suinocultura Industrial está com inscrições abertas para o curso online “Produção de suínos: ciência e prática”. O treinamento será ministrado pelo professor-doutor Eduardo Viola, que também é consultor e possui ampla experiência na suinocultura. A participação inclui acesso 24 horas às aulas gravadas, videoconferências em tempo real, download de todos os materiais (apresentação de slides, apostila e arquivos complementares), participação no fórum e certificado digital.
De acordo com Eduardo Viola, atualmente, o Brasil ocupa a 4ª posição do ranking mundial de produção da carne suína, sendo responsável por 11% das exportações, num mercado que movimenta US$ 12 bilhões/ano. A expansão das exportações ficou prejudicada em função dos casos de febre aftosa em bovinos, barreiras comerciais e o protecionismo de alguns países. Recentemente o Brasil iniciou as exportações para novos mercados como o Japão, Ucrânia e Hong Kong.
O mercado interno, com mais de 191 milhões de habitantes, representa a base sólida de expansão da cadeia produtiva. O consumo doméstico tem enorme potencial de crescimento, em função do aumento populacional, do poder aquisitivo e das ações de promoção da carne suína junto a consumidores e redes de varejo. Além da busca de padrões de qualidade, desenvolvimento de cortes especiais, investimentos em linhas de corte e em logística de frio.
Quanto se trata de desempenho zootécnico, os dados de produção do Brasil são similares aos obtidos em países desenvolvidos, como a Alemanha e a Dinamarca. “Ainda temos que melhorar, mas estamos no caminho certo. É preciso garantir a lucratividade para os produtores, elo essencial da cadeia produtiva”, afirma o professor Eduardo Viola.
Perspectivas para o futuro
O professor e consultor Eduardo Viola é otimista. “O futuro nos reserva as melhores expectativas em relação à suinocultura. Podemos prever o fortalecimento do mercado interno, a partir do conhecimento da qualidade da carne pela população e do aprimoramento de cortes especiais destinados ao mercado consumidor”. No entanto, segundo Viola, um fator que poderá frear o crescimento da carne suína nos próximos é o custo de produção, pois o valor de matérias-prima como o milho e o farelo de soja poderá aumentar.
O investimento para participar do curso online é de R$ 240. As inscrições vão até o dia 12 de agosto de 2013 e podem ser realizadas no Portal IEPEC, no endereço http://www.iepec.com/curso/producao-de-suinos. Mais informações no e-mail [email protected] ou telefone (44) 3026-3009.