A safra de soja 2013/14 do Paraguai será de pelo menos 9,3 milhões de toneladas, volume semelhante ao do ano-safra anterior, disse nesta terça-feira o ministro da Agricultura do país sul-americano, Jorge Gattini.
Gattini disse à Reuters que, de acordo com as expectativas iniciais, a produção será “pelo menos igual” à safra de 2012/13, assumindo que o clima acompanhe o bom desenvolvimento da lavoura.
“O pressuposto é que o clima permita. Esforço será feito para que consigamos essa safra”, disse o ministro, acrescentando que a expectativa da área de plantio nesta safra é “igual ou maior” do que o período anterior .
O plantio começa no final de setembro, em uma safra que se estende até meados de março.
O Paraguai é o quarto maior exportador de soja do mundo, mas a sua produção é muito menor do que a de seus vizinhos Argentina e Brasil. A safra 2012/2013 estabeleceu um novo recorde de produção, em uma área de plantio de 3,1 milhões de hectares.
Na temporada 2011/2012, os agricultores obtiveram apenas a 4,1 milhões de toneladas de soja, após uma forte seca reduzir a produtividade da oleaginosa.