Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Plantio da safra 2013/2014 de soja alcança 8% da área estimada

Ritmo dos trabalhos está semelhante aos 9% de um ano atrás.

Plantio da safra 2013/2014 de soja alcança 8% da área estimada

O plantio da safra brasileira de soja 2013/2014 alcançou 8% da área estimada na semana encerrada na sexta-feira passada (11/10). Com avanço de 5 pontos porcentuais em uma semana, o ritmo dos trabalhos não está muito distante dos 9% de um ano atrás e dos 10% da média de cinco anos. O levantamento é da Consultoria AgRural.

Em Mato Grosso, principal Estado produtor, o aumento da umidade favoreceu o avanço do plantio, que passou de 3% na semana passada para atuais 9%. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 14% de 2012. Em Lucas do Rio Verde, no médio-norte, fortes pancadas isoladas de chuvas permitiram que os produtores intensificassem os trabalhos. Elas serviram para demonstrar, também, como o andamento da semeadura pode ser rápido quando o clima colabora: em uma semana, o plantio saltou de 2% para 18%. A AgRural destaca, no entanto, que ainda existem áreas secas.

No oeste de Mato Grosso as chuvas ainda estão fracas diante do que seria o ideal, estima a consultoria. Mesmo assim, o plantio continua. Em Sapezal, onde a semeadura está mais adiantada, 18% da área foi plantada. Embora haja um alerta geral entre os produtores, por causa da lagarta Helicoverpa, ainda são raros os relatos sobre sua incidência na região. No leste, um grande volume de chuva na semana passada incentivou o início do plantio, que é a última a começar os trabalhos no Estado. O normal é plantar apenas a partir do dia 20, mas nesta semana 1% da área do leste já estava semeada. Não se espera, de todo modo, grande avanço nos próximos dias, especialmente se o tempo seco voltar.

No sul do Estado, o plantio tem avançado bem, com boas chuvas neste início de outubro em algumas áreas. Os 8% plantados até agora, porém, estão abaixo dos 14% de um ano atrás. A exemplo do que acontece em outras regiões do estado, a principal marca das precipitações ainda é a irregularidade.

Em Mato Grosso do Sul, o plantio evoluiu bem até mesmo no norte, que ainda não havia recebido chuvas até a semana passada, informa a AgRural. Na média do Estado, 11% da área está plantada, à frente dos 5% do ano passado.

De acordo com o levantamento da AgRural, no sudoeste de Goiás, o solo seco dificulta o avanço do plantio. Na média do Estado, 2% da área está plantada, atrás dos 4% de 2012. “Em Rio Verde, precipitações esparsas registradas após o fim do vazio sanitário permitiram o início do plantio, mas ainda não houve uma chuva de grande abrangência”, informa a consultoria, acrescentando que “ainda não se pode falar propriamente em atraso”.

No Paraná, a redução das chuvas permitiu um salto semanal de 14 pontos porcentuais no plantio, que alcançou 24% da área, superando ligeiramente os 22% de um ano atrás. Em Santa Catarina, o plantio começou no oeste. A semeadura ainda não se iniciou no Rio Grande do Sul. No sul de São Paulo, o plantio começou favorecido pelas chuvas da semana passada e pelo tempo firme dos últimos cinco dias. Em Minas Gerais, já há alguma movimentação no noroeste, mas o total plantado ainda não alcança 1% na média do Estado.