Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Variedades

Artesã cria técnica com cascas de ovo e faz sucesso internacional

Andréia Gomes começou a trabalhar com a arte há 9 anos.

Artesã cria técnica com cascas de ovo e faz sucesso internacional

Andréia Gomes criou a técnica de decorar objetos com cascas de ovos (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)A artesã Andréia Gomes participa de uma exposição na Fatec de Itapetininga (SP) até a próxima sexta-feira, 1º de novembro. Para o evento, ela levou peças que receberam uma aplicação decorativa diferente. Objetos de madeira, painéis, roupas e até sapatos foram personalizados com a técnica de mosaico com cascas de ovo.

Andréia Gomes trabalha especificamente com técnica desde 2004. Segundo ela, o conceito da técnica surgiu enquanto decorava a casa, em Itapetininga, com materiais recicláveis. Ao acaso, ela derrubou um ovo. Foi aí que nasceu a ideia de criar a técnica. “Eu estava utilizando vários materiais diferentes na minha casa. Sem querer, derrubarei uma caixa com ovos e um deles se quebrou. Na hora fiquei chateada, mas quando vi os pedacinhos que se formaram foi inspirador. Comecei decorando uma parede”, confessa.

Desde então, os trabalhos com as cascas não pararam. Ela criou diferentes objetos como relógios, abajures, quadros, porta-retratos entre outros. A artesã conta que após divulgar seu trabalho foi convidada por vários programas de televisão regionais e nacionais para mostrar sua técnica.

Andréia conquistou também o reconhecimento internacional. Em entrevista ao G1 Itapetininga, a artesã explicou que os trabalhos foram vistos pela internet por uma mulher em Portugal. Algum tempo depois, ela recebeu um e-mail em que a pessoa a agradecia por ter ajudado a sair de uma depressão ao usar a técnica como terapia. A artesã ressalta que seu objetivo de vida é ajudar ao próximo através da arte. “Várias pessoas do mundo utilizam minha arte como terapia e eu fico muito feliz. O que eu mais quero é ajudar as pessoas através do meu trabalho”, diz.

Ela também explicou que recebe vários depoimentos como esses de pessoas da Itália, Luxemburgo, Honduras, Espanha a até da África. Recentemente, ela foi convidada para ministrar um workshop no Peru.

Além do reconhecimento também conquistou um apelido carinhoso. “Muitas pessoas me reconhecem na rua e me chamam carinhosamente como Casquinha. Eu adoro”, brinca.

Andréia Gomes trabalha com artesanato há mais de 15 anos. Antes do mosaico com cascas de ovo, ela fazia pintura.

Se dizendo aberta para novos desafios, em 2013 a artista firmou uma parceira com a estilista da região, Adriana Pranches, e juntas criaram um vestido de noiva decorado com cascas de ovo.

Segundo ela, esse é o primeiro vestido no mundo feito com a técnica. “Fiquei anos pesquisando um produto que permitisse que o tecido pudesse ser lavado sem prejudicar o artesanato. Quando encontrei, resolvi criar o vestido de noiva. Decorar um vestido assim sempre foi meu sonho. Foi depois dessa descoberta que minha carreira deslanchou e minha técnica ficou conhecida pelo Brasil e em outros países”, conta.
 
Ainda em entrevista ao G1 Itapetininga, a artesã explicou que as cascas de ovo são lavadas com água  e depois são deixadas para secar por aproximadamente seis horas. Depois, são quebradas em pequenos pedaços e coladas uma a uma no tecido. “Como o vestido é delicado, vou criando um mosaico de forma que fique elegante, sempre tomando muito cuidado. Quando fica pronto aplico uma tinta impermeabilizante, que permite que as cascas não se soltem”, explica.

O vestido pronto, foi exposto em uma feira de negócios voltada para o segmento de festas de casamento, a Expo Noivas e Festas do Interior, realizada em Itapetininga. Ainda de acordo com Andréia, o vestido não tem preço. “Fomos convidadas para participar de vários programas de televisão mostrando esse vestido. Ainda não decidimos o valor, precisamos avaliar”, conclui.

Exposição
A exposição pode ser vista das 8h às 22h até a próxima sexta-feira (1º). A Faculdade fica na Rua Dr. João Vieira de Camargo, 104, na Vila Barth.