Com a supervisão do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) a campanha realizada no supermercado Leve, na cidade de Goiânia, apresentou crescimento significativo nas vendas de carne suína. Durante a campanha realizada no final de 2011, o supermercado registrou aumentos de até 82,2% nas compras de carne suína. Em parceria com a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e o SEBRAE Nacional, o projeto trouxe ao estado uma nova visão sobre o produto.
“Disponibilizar uma promotora de vendas no supermercado, expondo o material e permitindo a degustação de diferentes cortes suínos é uma das fórmulas que permite ao consumidor uma visão mais prática da carne suína”, comentou a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves. “Os resultados para o supermercado foram positivos e os clientes também aprovaram, consumindo a carne suína em maior quantidade” comenta o Aldaries Souza, gerente do açougue do supermercado Leve. E para incentivar ainda mais a compra, o supermercado apostou em uma promoção, onde quem comprasse 3kg de carne suína ganhava um cupom para concorrer a uma televisão de 32 polegadas. A promoção teve o apoio do Frigorifico Suínos Sol Nascente, que doou a TV. Para o proprietário Marcelo Rodrigues a campanha foi de grande valia para a promoção da carne suína. “Com o sorteio, a degustação e as receitas disponibilizadas para os clientes o projeto conseguiu alcançar os seus objetivos”, diz.
Para o gerente a campanha aumentou não só as vendas, mas também possibilitou a capacitação de açougueiros, gerentes e revendedores, que agregaram mais valor e qualidade na carne suína comercializada. O Manual Brasileiro de Cortes Suínos também é um grande aliado dos comerciantes, que puderam passar para os seus profissionais, uma nova maneira de explorar o potencial da carne suína, podendo visualizar o quanto a carcaça pode ser aproveitada e como esses cortes facilitam o dia a dia do consumidor. “Os nossos profissionais fazem mais de 100 tipos de cortes suínos que aprenderam nesses cursos” acrescentou Aldaries.