Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroenergia

Simpósio discute microrganismos em agroenergia

Assunto mobiliza unidades da Embrapa em todo país ganhado destaque em evento promovido no campus da Universidade de Brasília.

Simpósio discute microrganismos em agroenergia

O uso de microranismos em agroenergia é tema do Simpósio Nacional promovido pela Embrapa Agroenergia, nesta quarta e quinta-feiras, 11 e 12 de abril, em Brasília. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Fundação Eliseu Alves, das Sociedades Brasileiras de Microbiologia (SBM), Genética (SBG) e Micologia (SBMy). O evento se realizará na Fundação de Empreendimentos Científicos, no campus da Universidade de Brasília (UnB).

A programação está dividida em três grandes temas: acesso ao patrimônio genético microbiano; novas tecnologias para a produção de biocombustíveis; e microrganismos para a produção de químicos renováveis. Os assuntos serão abordados em palestras ministradas por especialistas de institutos de pesquisas e empresas nacionais e estrangeiros, entre eles, Bernhard Seiboth, da Vienna University of Technology (Áustria), Bruce Dien, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e Jean-Guy Berrin, do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) da França.

O desenvolvimento de bioprocessos baseados em microrganismos tem ganhado destaque pela necessidade de estabelecer processos industriais mais favoráveis ao meio ambiente e que sejam economicamente viáveis. No campo da Agroenergia, eles já têm sido empregados largamente em processos fermentativos para a produção de biocombustíveis. Além disso, têm o potencial de ser usados na produção de químicos com alto valor agregado.

Na Embrapa, o estudo de microrganismos para a produção de biocombustíveis e outros produtos agroenergéticos está mobilizando unidades da empresa de Norte a Sul do Brasil. Dentre as ações, estão estudos voltados à prospecção de microrganismos e de genes relacionados à produção de etanol, biodiesel, biogás e tratamentos de resíduos gerados na produção de biocombustíveis. “Nos projetos da Embrapa Agroenergia, temos buscado aproveitar a capacidade dos microrganismos selvagens, dos modificados geneticamente e dos produtos por eles gerados, como é o caso das enzimas, para uso em diferentes frentes de atuação”, explicou Guy de Capdeville, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento. Os solos da Amazônia e o rumem de caprinos do sertão nordestino são alguns dos ambientes estudados por pesquisadores da Embrapa engajados na procura de insumos para a fabricação de biocombustíveis e produtos químicos.

Serviço:
Simpósio Nacional de Microrganismos em Agroenergia: da prospecção aos bioprocessos
Data: 11 e 12 de abril de 2012 (quarta e quinta-feira)
Local: Finatec, localizada no campus da Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, Bl. H, Brasília, DF