As restrições comerciais impostas pelo Governo argentino chegaram à gastronomia e incluem um dos pratos preferidos pelos amantes da boa mesa: os presuntos espanhóis e italianos.
Os cobiçados presuntos importados, que na Argentina são vendidos em lojas gourmet e restaurantes exclusivos, estão na lista de produtos de carne de porco afetados por restrições à importação elaborada pela Secretaria de Comércio, informou nesta quarta-feira o jornal ‘La Nación’.
O presunto é vendido na capital argentina a preços que rondam os 40 pesos (cerca de US$ 9) por 100 gramas.
Segundo estimativas oficiais, no ano passado a Argentina importou da Espanha 274 toneladas de presunto no valor de US$ 2,3 milhões, e 241 toneladas de presunto da Itália.
A política argentina de restrição de importações, que provocou protestos entre seus vizinhos do Mercosul (integrada além disso pelo Brasil, Uruguai e Paraguai) e entre seus parceiros comerciais, pretende proteger a produção interna e impulsionar o consumo de produtos nacionais.
As restrições afetam todos os setores, desde peças de automóvel até brinquedos, passando por roupas, calçados, produtos para bebês e inclusive remédios.