A avicultura brasileira há anos evolui com profissionalismo. Da criação de galinhas no quintal, hoje temos uma produção em grande escala, onde todos os elos da cadeia, desde a produção até a indústria, buscam por meio de estudos e tecnologia aprimorar seus serviços e produtos com base na sustentabilidade e na segurança do alimento. Nós sabemos disso, mas e o consumidor, sabe disso?
Ainda há uma grande “distância” entre a produção e o consumidor final. Todo esse trabalho feito pelo setor avícola ainda é um universo desconhecido para muitos brasileiros, ou seja, para os consumidores da carne de frango “Made in Brazil”. Brasileiros que desconhecem todo o processo de produção e ainda acreditam em mitos e lendas a cerca da avicultura. Por isso, é importante que todos os elos da produção avícola estejam atentos ao que pensa esta outra ponta da cadeia. É tarefa de todos, seja indústria de nutrição e alimentação animal, avicultores, granjas e frigoríficos desmistificar e esclarecer.
Atualmente, com a explosão das redes sociais, a comunicação tem outra face. E é por meio dessas redes a melhor maneira de conversar diretamente com o consumidor. De maneira simples, mas eficaz, podemos explicar com propriedade questões que preocupam como a segurança do alimento e o bem-estar animal.
Esses mitos relacionados a contaminação, hormônios e bem-estar ofuscam fortemente todo o trabalho realizado pela cadeia, pois se espalham rapidamente. É obvio que há sempre o que evoluir em qualquer sistema de produção, mas também é preciso mostrar em que estágio estamos dessa evolução.
É curioso dizer que em território internacional, a carne brasileira é mais valorizada por sua qualidade do que em seu próprio país. Por isso, ressalto, se todos mostrarem um pouquinho de seu trabalho de forma simples, o consumidor irá notar e valorizar a qualidade da carne brasileira.
Marcelo Huber, sócio diretor da Sanex Comércio e Indústria Veterinária (Curitiba/PR), empresa de aditivos para nutrição animal.