Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Produzir suínos fica 1,08% mais caro em junho. Custo do frango caiu 0,41%

Embrapa Suínos e Aves divulga valores do ICPFrango e o ICPSuíno, criados em 2011.

Produzir suínos fica 1,08% mais caro em junho. Custo do frango caiu 0,41%

Mais uma vez, o aumento no índice foi provocado pela elevação dos preços do farelo de soja. Em 2012, os custos com a nutrição dos animais acumula alta de 11,82%. A nutrição representa quase 78% dos custos de produção de suínos.

Ainda que no mês de junho a variação no ICPSuíno tenha sido muito pequena, o mesmo não deve ser esperado para julho. “Em função do anúncio feito pelo USDA (o Departamento de Agricultura dos EUA) de quebra da safra de milho e soja nos Estados Unidos, observa-se uma elevação nas cotações internacionais destes dois produtos que, aliada aos problemas de abastecimento de milho e farelo de soja no mercado nacional, principalmente no sul do Brasil, causou uma elevação nos preços pagos pelos produtores pelo milho e farelo de soja na ordem de 17% e 21% no estado de Santa Catarina”, diz o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, da Embrapa. Este aumento nos dois principais insumos na fabricação de rações deve levar a um acréscimo de aproximadamente 12% no custo de produção dos suínos em julho. “Isso aumenta a necessidade de ajuste da oferta de suínos visando garantir um preço de equilíbrio para o setor. Realmente o sinal está vermelho”, alerta.

Frango – Já o Índice de Custo de Produção de Frangos de corte (ICPFrango/Embrapa) foi de -0,41% em junho, chegando aos 142,18 pontos. Apesar disso, em 2012, a alta é de 9,86%. O ICPFrango considera os custos do Paraná, maior produtor nacional. Os preços do milho e do farelo de soja no atacado para o estado variaram em -0,51%, 1,84% e -13,92% para milho, farelo e óleo de soja, respectivamente o que contribuiu para o recuo do índice.

A expectativa para o próximo mês do ICPFrango também não é promissora. “No estado do Paraná o preço do milho já subiu 16% e o do farelo de soja em 26%, o que deve elevar o custo de produção de frangos no mês de julho naquele estado em mais de 10%. Ajustes na oferta serão necessários para equilibrar este mercado e garantir rentabilidade ao setor”, explica o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

O ICPFrango e o ICPSuíno foram criados em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves. A evolução nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos dos custos de produção, as variações percentuais do mês e os acumulados no ano podem ser conferidos no site www.cnpsa.embrapa.br/cias.