[quotes_menu]

Eventos

11º Congresso da Abag debate os desafios e as oportunidades do agronegócio para suprir o mundo com alimento e energia

Evento acontece na segunda, dia 6, será aberto pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e homenageia José Goldemberg, além do pioneiro no plantio direto, Herbert Bartz.

O 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que será realizado na segunda-feira, dia 6 de agosto, em São Paulo, terá como tema central “Brasil – Alimentos e Energias – Seguranças Globais”. Promovido pela Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, o evento reunirá as mais destacadas lideranças da cadeia produtiva do setor e será aberto com uma palestra do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

O encontro coincide com um dos momentos mais importantes e desafiadores do agronegócio brasileiro, pois há uma intensa discussão sobre a instabilidade na oferta de alimentos e energia no mundo. Segundo estudos da FAO – Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas, a produção agrícola mundial tem de crescer 60% até 2050 para atender as necessidades de alimentação de uma população mundial com maior renda, mais numerosa, idosa e urbana.

Ainda segundo estimativas da FAO, por sua liderança natural na área agrícola, o Brasil deve responder por cerca de 40% desse crescimento necessário para garantir segurança alimentar ao mundo. Esse ponto deverá merecer atenção especial dos palestrantes e debatedores do 11º Congresso da Abag. Eles deverão demonstrar que o País tem plenas condições de atender o crescimento na demanda. Afinal de contas, atualmente ele já é o maior exportador de café, suco de laranja, açúcar e carne bovina; além de ser o segundo maior produtor mundial no complexo soja, terceiro nas carnes de aves, quarto no milho e quinto no algodão.

Na mesma linha de raciocínio sobre as perspectivas da área de alimentos, um cenário de demanda futura de energia indica a necessidade, segundo análise da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de se descobrir mais quatro Arábias Sauditas em petróleo nos próximos 20 anos, o que equivaleria a um aumento de 40 milhões de barris por dia, em relação ao volume produzido atualmente.

Nesse campo, o Brasil também leva grande vantagem, pois o etanol é um projeto consagrado e já abastece 45% da frota brasileira de automóveis. Além disso, o bagaço da cana deverá gerar, até 2020, bioenergia suficiente para atender o consumo de 73 milhões de pessoas, uma população sete vezes maior que a da cidade de São Paulo. Esses dados confirmam o decisivo papel desempenhado pelo Brasil num cenário mundial com demanda cada vez maior por alimentos e bioenergia.

HOMENAGEM AOS PIONEIROS

O 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio também será cenário de homenagens a personalidades que deram grandes contribuições ao agronegócio. Um dos homenageados será o produtor rural, Herbert Bartz, pioneiro na adoção do sistema de plantio direto no País. Ele receberá o prêmio Destaque em Tecnologia “Norman Borlaug”. Outro homenageado será o ex-ministro da Educação e ex-secretário de Meio Ambiente, José Goldemberg. O professor Goldemberg receberá o prêmio Personalidade do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araújo”. 

O prêmio a ser entregue ao professor Goldemberg, já existe há algum tempo, mas este ano passou a ser denominado Ney Bittencourt de Araújo. Com isso, a Abag reverencia a memória de seu fundador e uma das mais destacadas lideranças da história do agronegócio brasileiro. Ney Bittencourt foi presidente, diretor ou conselheiro em mais de 20 entidades nacionais e internacionais ligadas ao setor. Durante toda sua vida esteve sempre à frente das principais iniciativas que colaboraram para desenvolver e aprimorar a agricultura brasileira. 

CONGRESSO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Como aconteceu nas edições anteriores, o 11º Congresso da Abag será transmitido em tempo real pela internet, em parceria com a empresa Safras & Mercado. A expectativa dos organizadores do evento é que um público da ordem de 7 mil internautas assistam o Congresso via web. Esse ano, o Congresso também terá uma página em inglês, com tradução simultânea para atender a demanda de outros países.

Além dessa presença virtual, a realização dos debates já vem mobilizando o segmento do agronegócio há muito tempo, por meio das redes sociais. Prova disso é que a página do Congresso no Facebook já alcançou um total de 5,715 usuários em sua Fanpage (http://www,facebook.com/ABAGBRASIL). No Twitter, o número de seguidores já está no patamar de 2.130 pessoas (https://twitter.com/Abag_Brasil).

Serviço:

11º Congresso Brasileiro do Agronegócio – “Brasil – Alimentos e Energias – Seguranças Globais”

Data: 06 de agosto de 2012 (segunda-feira)

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, 12.559  – São Paulo (SP).

Horário: das 08h00 às 19h30