Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Eucatex amplia Linha de Reciclagem de Madeira

Medida foi adotada para duplicar a capacidade de limpeza do material coletado e aumentar volume mensal.

Cada vez mais preocupada com a sustentabilidade, a Eucatex, um dos maiores fabricantes nacionais de produtos para a construção civil e indústria moveleira, acaba de ampliar a capacidade de sua Linha de Reciclagem de Madeira, instalada há oito anos em Salto (SP).

“Com isso, vamos duplicar o potencial de limpeza do material reciclado, o que permitirá que parte dele seja destinada à fabricação de chapas de fibra de madeira, utilizadas nas indústrias moveleira, automobilística, de embalagens, bebidas, brinquedos, marcenaria e instalações comerciais. Ou seja, vamos transformar resíduos em matéria-prima de primeira qualidade para utilização em nossos processos produtivos”, ressalta José Antonio Dorini, diretor Industrial da Eucatex. Até o momento, o material reciclado era usado exclusivamente como biomassa para geração de energia aplicada no processo industrial da Eucatex.

A medida permitirá ainda elevar o volume atual do material reciclado de 10 mil toneladas para 15 mil toneladas por mês.

Atualmente, a Eucatex disponibiliza 400 caçambas próprias para a coleta de materiais gerados por 214 empresas e outros tipos de estabelecimentos, num raio de até 150 quilômetros de Salto. Os resíduos captados incluem pallets, tiras de MDF e chapas de fibra, caixas, tocos, costaneiras e refilos que não são mais destinados a aterros sanitários, sem contar o grande número de árvores que deixam de ser cortadas para a geração de energia.

“No quesito reciclagem de madeira, a Eucatex deu um passo muito acima dos seus concorrentes na direção do futuro. A empresa retira esses resíduos de madeira, que demorariam mais de 20 anos para se decompor naturalmente, e se compromete a utilizá-los de forma adequada, sem agredir o meio ambiente. Além disso, diminuímos a emissão do gás metano e comercializamos os créditos de carbono junto a organizações credenciadas”, completa Dorini.