Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Avicultura colonial em destaque

Embrapa Clima Temperado apresenta durante a Expoagro Afubra o Programa de Avicultura Colonial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Embrapa Clima Temperado apresenta durante a Expoagro Afubra o Programa de Avicultura Colonial, cujo objetivo é incrementar a renda dos agricultores familiares sob aspectos econômicos, ambientais e sociais. A atividade é desenvolvida em parceria com o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça e empresa Brastec Nutrição. Em um aviário montado no parque, 300 poedeiras foram inseridas para demonstrar as diretrizes do projeto em relação à produção de ovos. A atividade também pode ser desenvolvida com frango de corte colonial.
Como diferencial, o programa utiliza rações formuladas e adequadas ao manejo colonial, com farinha de batata-doce ou mandioca. “Transformamos resíduos sem valor comercial em produtos de alto valor agregado, como aves e carnes de frango colonial”, diz o pesquisador da Embrapa, João Pedro Zabaleta. Ele explica que a ração reduz os custos de produção.
No sistema colonial, as aves são criadas com acesso a piquetes com pastagens, água e sombra, onde se exercitam e diversificam a alimentação. “Como consequência do bem-estar, ocorre uma estimulação do sistema imunológico, diminuindo a necessidade de medicamentos.” Para Zabaleta, a adoção dessa forma de produção permite que os agricultores familiares possam ingressar na avicultura com pequenos investimentos.
Produtor de hortigranjeiros, Jadir Lon, de 38 anos, veio de Bagé para prestigiar a Expoagro Afubra e se encantou com o programa de avicultura. “É uma alternativa de renda e uma fonte de adubo orgânico para as lavouras”, acredita. Ele conta que a matéria orgânica para a produção de verduras e legumes é o que mais encarece os custos atualmente, principalmente por causa do alto valor do frete.