Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Galinha é ansiosa

Estudo britânico mostra que galinhas têm capacidade de sentir ansiedade quando seus filhotes estão em perigo.

Galinha é ansiosa

Um recente estudo britânico sobre galinhas matrizes mostrou que elas eram capazes de sentir ansiedade quando seus filhotes estavam em perigo. Se as galinhas são capazes de se relacionar com os sentimentos de um outro animal, são capazes de sentir empatia.

Segundo o Daily Mail, a empatia, ao contrário do que se pensava, não é uma característica exclusivamente humana. Pesquisadores da Universidade de Bristol, sul da Inglaterra, acreditavam que a empatia era uma marca da evolução dos animais. Eles precisavam ter “sentimentos” para aprenderem a cuidar de seus filhotes. Foi essa crença que norteou o estudo.

“É fascinante descobrir sobre a vida emocional dos animais, mas também é altamente relevante para o bem-estar animal”, disse Joanne Edgar, um Ph.D. estudante em Bristol que conduziu o estudo. “Saber que os animais são afetados pelo sofrimento dos outros é de grande relevância para o bem-estar de animais domésticos e de laboratório”, disse ela.

O Estudo – O estudo envolveu a separação da mãe galinha de seus filhotes, para que as mães pudessem ver e ouvir os filhotes, mas não tocá-los. Eles então testaram as reações dos “filhotes”. Direcionando um sopro de ar aos filhotes, suas penas ficavam eriçadas. Eles demonstravam aflição com o vento, e as mães galinhas observavam através de um espelho. O aumento da sua temperatura externa das galinhas subiu. Além disso, as aves emitiam uma “vocalização materna”. Uma espécie de ruído que usavam para tentar chamar seus filhotes de volta.

A cientista agora está realizando pesquisas para ver se os mesmos resultados poderiam ocorrer entre os frangos adultos.