Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Grupo Maggi profissionaliza conselho

A ideia é que o conselho tenha uma presença mais forte nas questões estratégicas de todo o grupo.

O Grupo André Maggi se prepara para entrar na última etapa de seu processo de profissionalização. Depois de a presidência executiva da empresa ter saído das mãos da família, o conselho de administração também será presidido por um executivo.

As decisões estratégicas do grupo serão tomadas agora por Pedro Jacyr Bongiolo, que atuava até agora como presidente executivo do grupo. Ele assume a cadeira ocupada por Dona Lúcia Borges Maggi, mãe do ex-governador e atual senador Blairo Maggi, que dirigiu o grupo até assumir o Poder Executivo em Mato Grosso.

Para o lugar de Bongiolo, assume como novo presidente do grupo Waldemir Ival Loto, atual diretor-superintendente da Amaggi, trading do grupo, responsável pela exportação de grãos e importação de insumos. A superintendência da trading passa para as mãos de Judiney Carvalho de Souza, que atualmente responde pela diretoria administrativa e financeira do grupo.

“O grupo vem em processo de profissionalização há alguns anos. A ideia é que o conselho tenha uma presença mais forte nas questões estratégicas de todo o grupo”, disse Bongiolo. “A transição, no entanto, será gradual, que acontecerá ao longo deste ano”.

Passam por essas estratégias a aceleração do processo de internacionalização do grupo. Em 2008 a empresa abriu um escritório comercial em Roterdã, em 2009 passou a controlar uma esmagadora de soja na Noruega e agora está em fase final de estruturação de um novo escritório comercial, dessa vez na Argentina. “Estaremos atentos às oportunidades para crescermos em logística e também na área de trading”, diz Bongiolo.

A mudança no grupo ocorre depois de resultados positivos em 2010. A companhia terminou o ano passado com faturamento de US$ 3 bilhões, 26,6% a mais que 2009, quando somou US$ 2,37 bilhões. O grupo é composto pela trading (Amaggi), por uma empresa de navegação (Hermasa), a divisão agro e a Maggi Energia.