Os secretários de infraestrutura dos Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul) – RS, SC, PR e MS – querem ser protagonistas nas discussões, em nível nacional, em torno do projeto e do traçado da segunda etapa da ferrovia Norte-Sul (Ferrosul), que irá ligar São Paulo até o porto de Rio Grande. A necessidade de unir esforços para ganhar força política nas discussões de pautas comuns do Codesul foi consenso entre os secretários, na reunião realizada na quarta-feira (30), em Porto Alegre.
Além do secretário Beto Albuquerque, participaram do encontro os secretários de Santa Catarina, Valdir Cobalchini (SC), do Paraná, José Richa Filho, e diretores das pastas.
Entre as ações definidas, que serão apresentadas na primeira reunião do Codesul, na próxima segunda-feira (04), com a presença dos quatro governadores, está a criação de uma comissão permanente, coordenada pelos secretários estaduais de infraestrutura, com a finalidade de acompanhar e definir com o Governo Federal o traçado em cada um dos Estados. “O traçado deve ser definido de acordo com as vocações regionais e interesses produtivos de cada Estado”, defendeu.
O primeiro passo será garantir a inclusão do trecho no Plano Plurianual e no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT). Para isso, os secretários pretendem ir a Brasília para obter o apoio da presidente Dilma Rousseff e do Ministério dos Transportes. O secretário de Infraestrutura do Paraná, José Richa Filho, lembrou que o grupo está atento aos prazos para a inclusão do projeto no Plano Plurianual.
Já o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, destacou que a reunião de ontem foi um passo importante. “O crescimento dos nossos estados tem de ser interligado, não podemos pensar separadamente.” Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.