Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Asgav e Sipargs apresentam nova diretoria

Segundo presidente das entidades, maior problema enfrentado pelo setor gaúcho é a guerra fiscal.

Na manhã de terça-feira (03), a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas no RS (Sipargs) apresentaram para a imprensa a nova diretoria do triênio 2011-2014, que tomará posse na próxima quinta-feira (05). Na ocasião, estiveram presentes o presidente Nestor Freiberger, vice-presidente de Secretaria Pedro Luiz Utzig, vice-presidente de Finanças Paulo Sthal dos Santos, e diretor executivo da Asgav José Eduardo dos Santos.

Na coletiva, o presidente tratou da situação da avicultura no Estado. Segundo Freiberger, o maior problema enfrentado pelo setor é a guerra fiscal, onde no RS se pagam mais taxas do que nos outros Estados, resultando na importação de frango ao invés do consumo daquele que é produzido na região. Hoje, a demanda de carne de frango no RS está estimada em 466 mil toneladas, sendo 255 mil toneladas oriundas de outros estados. Graças a um incentivo fiscal acertado no governo anterior, que vence no fim de maio deste ano, o setor passou a pagar 4% a menos de ICMS, caindo para 3%. Entretanto, o valor ainda é mais alto que no resto do Brasil. “Esperamos no mínimo a renovação desse incentivo. Queremos nada mais do que igualdade de condições”, afirma, ressaltando que o valor atual já não permite a concorrência dentro do Estado. Em consequência da grande importação de frango do resto do Brasil, há uma grande exportação do produto para fora do país – aproximadamente 70% da produção.
Outra questão levantada pela diretoria é a cultura do milho, principal alimento das aves. Segundo levantamentos, o consumo anual deste grão na avicultura é de 2,8 milhões de toneladas, sendo que 1,5 milhão é importado de outros estados. De acordo com Freiberger, o RS exporta milho para outros países, mas isso incentiva a produção no exterior, aumentando a concorrência. Lembra também a grande produção de arroz desta safra, que poderia ser trocada por milho para fortalecer o mercado interno.
Entre as ações da nova diretoria estão continuar parceria com o Ministério e Secretaria da Agricultura; viabilizar a produção e abastecimento de milho no RS, buscando políticas que incentivem a produção local; sugerir alterações e adequações no Plano Agrícola 2011/2012; promover o aumento do consumo de carne de frango e ovos; entre outros.
Hoje, a Asgav e o Sipargs contam com 70 associados, sendo 13 frigoríficos S.I.F., sete frigoríficos S.I.E., um frigorífico S.I.S.B.I., 33 empresas de postura comercial, oito incubatórios e oito fornecedores. Atualmente, o RS é o terceiro no ranking brasileiro de exportação de carne de frango, logo atrás de Santa Catarina e Paraná, representando 21% com 848.000 toneladas.