Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Gestor eficaz, você é um deles? - Por Valter Bampi

Não adianta falar de planos, planejamento ou comprometimento sem antes conquistar o coração das pessoas; criar um ambiente fértil para a motivação crescer forte e delegar responsabilidades as pessoas certas.

Não adianta falar de planos, planejamento ou comprometimento sem antes conquistar o coração das pessoas; criar um ambiente fértil para a motivação crescer forte e delegar responsabilidades as pessoas certas. Aí o gerente estará pronto para transformar todo o planejamento em resultado. Mais do que um chefe com poder, que só dá ordens para os seus colaboradores, o gerente de verdade faz cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho, acreditar no que ele acredita.

1 – Saber Liderar – Conquistando o coração das pessoas
Existem chefes que lideram. Eles têm uma posição de poder ou autoridade. Aqueles que nos lideram de verdade nos inspiram e os seguimos não porque temos que seguir, mas porque queremos seguir. Numa empresa todos sabem o que fazer, muitos sabem como fazer e quase ninguém sabe o porquê fazer. Os líderes que começam com o “porquê” são os que mais conseguem inspirar todos à sua volta. Os líderes de verdade fazem cada liderado acreditar no que ele acredita, a sonhar o seu sonho. Se você inspirar as pessoas a acreditar no que você acredita, elas vão trabalhar com sangue, suor e lágrimas.

2 – Motivar Pessoas – Você motiva ou desmotiva os seus funcionários?

Chega de relacionar motivação apenas a prêmios, ações isoladas ou campanhas passageiras. Envolver e motivar as pessoas é uma questão de atitudes do dia-a-dia. São dezenas de cenas mostrando na prática as situações que agem como estimulante ou desestimulante para os funcionários.

3 – Delegar
Duas situações comuns entre muitos líderes são o medo de delegar e ter a tarefa mal realizada, por isso centraliza as atividades. Ninguém no mundo faz as coisas exatamente como você. Pode fazer melhor, pode fazer pior, mas igual, não existe. E é uma tendência natural dos líderes quererem que seus liderados façam as coisas exatamente de uma determinada maneira: a sua maneira. Aprender a fazer tudo certinho, passar as informações necessárias, estabelecer prazo, escolher a pessoa certa, criar pontos de controle, entre várias outras dicas.

4 – Transformar estratégia em resultados
É comum ouvirmos: “a estratégia era boa, mas foi mal implementada”. Não há boa estratégia dissociada da boa implementação, portanto, o que importa é a implementação. Resultado é fazer o cliente optar por você e não pelo concorrente.

5 – Concordas ou queres acrescentar algo mais aos seus líderes, liderados, colegas e/ou leitores desta coluna?

Valter Bampi, médico veterinário, professor universitário e especialista avícola.